ÔĽŅTer√ßa-Feira, 14 de Agosto de 2018 -
     
 


Prefeitura de Colina realizou Campanha para recolher pneus usados nas residências



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Sa√ļde (Controle de Vetores), realizou no per√≠odo de 14 a 18 de maio, Campanha para o Recolhimento de Pneus usados nas resid√™ncias do munic√≠pio.

A iniciativa integrou a Semana Estadual de Mobiliza√ß√£o para a Coleta de Pneus, promovida pelo Governo do Estado de S√£o Paulo, com o tema: ‚ÄúLivre-se daquele pneuzinho. Pneu guardado s√≥ quem usa √© o Aedes‚ÄĚ.

Durante os cinco dias da Campanha, Colina fez o recolhimento de 118 pneus inservíveis em residências, e os proprietários foram orientados quanto à coleta e o direcionamento dos pneus, que terão a destinação adequada e sustentável.

A Campanha teve co mo objetivo evitar a procria√ß√£o do mosquito Aedes Aegypit (transmissor de doen√ßas como Dengue, Zika, Chikungunya, e Febre Amarela) nas resid√™ncias, com destaque para os pneus; um dos criadouros preferidos do inseto, devido √†s condi√ß√Ķes favor√°veis de abrigo e prote√ß√£o, que contribuem para a sua prolifera√ß√£o.

Além disso, a ação também visou intensificar o descarte correto de pneus sem uso, preservando o meio ambiente.

Embora a Campanha tenha sido encerrada, é necessário informar que a Prefeitura Municipal realiza a coleta de pneus periodicamente no município, tendo como foco oficinas, borracharias e empresas do ramo de veículos. Mas o recolhimento também poderá ser feito em residências e comércios.

Todos os munícipes que tiverem em suas casas pneus que não utilizam mais, podem solicitar o recolhimento no Departamento do Controle de Vetores, através do telefone: (17) 3341-9430, que uma equipe irá buscar. Os pneus recolhidos são levados a um ecoponto municipal para a destinação ambientalmente correta.

Segundo o Prefeito Municipal, Dieb Taha, ‚Äúo recolhimento de pneus traz benef√≠cios significativos para o munic√≠pio e para a popula√ß√£o, pois promove a redu√ß√£o desse material, contribuindo tamb√©m como um importante refor√ßo na limpeza da cidade e interrompendo a prolifera√ß√£o deste mosquito", destacou o Prefeito Dieb, acrescentando: ‚Äútemos que ter consci√™ncia e pensar que nossa fam√≠lia poder√° ser v√≠tima de animais pe√ßonhentos ou do mosquito da Aedes Aegypit‚ÄĚ.

Um pneu usado que n√£o tenha mais utilidade, se descartado na natureza levar√° 100 anos ou mais para se decompor, e estando sujeito ao tempo, poder√° facilmente se tornar um criadouro de larvas do mosquito da Dengue, morada de insetos e outros bichos, colocando em risco a sa√ļde p√ļblica.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina