Terça-Feira, 14 de Agosto de 2018 -
     
 


Prefeitura de Colina realizou aplicação de inseticida na rede de esgoto para combater escorpiões



População também é responsável pelos cuidados no controle ao escorpião.


A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Controle de Vetores) e do SAAEC (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina), realizou o trabalho de nebulização noturna da rede de esgoto e poços de visita (bueiros), em todos os bairros, para combater escorpiões e baratas.

Ao todo, foram tratados 653 poços de visita (PVs), durante ação desenvolvida na primeira quinzena do mês de abril, das 17h às 21h. O trabalho foi feito com inseticida que, em forma de fumaça, atinge toda a canalização de esgoto, alcançando bom resultado mesmo nos locais menos acessíveis. O efeito é imediato e o veneno não provoca danos à saúde dos moradores nem animais de estimação.

Durante a nebulização foi recomendado aos munícipes que ralos, pias da cozinha e todo acesso a rede de esgoto, fossem tampados para evitar que as baratas e os escorpiões fugissem para o interior das casas.

Para a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, “é importante evitar condições propícias ao abrigo e proliferação de escorpiões. Por isso, assim como ocorre em relação ao mosquito da dengue, a população deve ficar atenta às medidas preventivas para evitar a presença do escorpião”.

O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha afirmou que o auxílio da comunidade é de extrema importância para sanar o problema. “A eficácia do trabalho preventivo que realizamos depende da conduta dos moradores, que devem manter a limpeza de suas casas, quintais e arredores, sem o acúmulo de lixo e entulhos, evitando a proliferação dos escorpiões”.

Em Colina, a Prefeitura Municipal realiza constantes ações de prevenção e controle de escorpiões, tais como: ações educativas junto às escolas da Rede Municipal; vistorias em imóveis; distribuição de panfletos informativos; captura dos animais; aplicação de inseticida na rede de esgoto, entre outras. Abaixo as principais medidas para combater os escorpiões:

• Feche ou tampe ralos internos ao entardecer;
• Tele ralos na área externa;
• Vede frestas nas paredes, pisos e muros;
• Tampe a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
• Não acumule entulho ou materiais de construção;
• Mantenha o ambiente limpo e organizado;
• Examine roupas e calçados antes de usá-los;
• Mantenha camas, sofás, berços afastados da parede;
• Mantenha lençóis, cobertores, cortinas sem contato com o chão;
• Não manuseie materiais de construção ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões;
• Limpe ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina