Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018 -
     
 


Vacinação contra Gripe: 54% do público alvo foi imunizado, até o momento, em Colina



A Campanha teve início no dia 23 de abril e segue até 1º de junho.

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no último sábado, dia 12 de maio, o “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o trabalho preventivo contra câncer bucal, realizado em conjunto com a vacinação. Durante todo o dia, a vacinação esteve disponível em três pontos da cidade: nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Sebastião, Vila Fabri e Nosso Teto.

Com o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes da população considerada mais sensível ao adoecimento, a Campanha de Vacinação em Colina atingiu, até o momento, 54% dos grupos prioritários. Entretanto, a meta é alcançar a marca 90% até o início de junho. Devem se vacinar: crianças de seis meses a cinco anos; gestantes; puérperas; idosos; profissionais da área Saúde; indígenas; pessoas privadas de liberdade; professores; profissionais do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.

Segundo dados oficiais da Saúde Municipal, até o dia 14 de maio foram imunizadas 2.087 pessoas, sendo: 1.263 idosos; 255 trabalhadores de saúde; 60 gestantes; 17 mulheres que acabaram de dar à luz; 417 crianças; 75 professores.

A Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira falou sobre a importância da vacinação. “Temos a necessidade de alcançar os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Esses grupos são mais vulneráveis e apresentam maior possibilidade de agravamento dos sintomas da influenza, levando a pneumonias, insuficiência respiratória e complicações”.

O Prefeito Municipal Dieb Taha reforçou a importância da imunização. “É de fundamental importância que todo público alvo se vacine; especialmente com a proximidade do inverno, que aumenta as chances de transmissão, precisamos que as pessoas fiquem atentas e se previnam”, afirmou.

Em Colina, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Nosso Teto, São Sebastião, Vila Fabri, CDHU II e também na Unidade de Especialidade “Itacy de Andrade”, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30. A vacina é gratuita. Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina