Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2018 -
     
 


Colina registra primeiro caso de Dengue em 2018



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde anunciou a confirmação do primeiro caso positivo de Dengue em 2018, em Colina. Trata-se de um caso importado, ou seja, o paciente contraiu a doença fora do município. Seis notificações suspeitas aguardam o resultado de exames laboratoriais.

Com a confirmação do caso, o Departamento Municipal de Controle de Vetores efetuou o trabalho de bloqueio e busca ativa de suspeitos, para a eliminação de criadouros nos imóveis do entorno do endereço do paciente.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira, “todas as ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti estão sendo tomadas. No entanto, o apoio da população é imprescindível para conter o avanço do mosquito”, disse a Secretária.

A população deve participar ativamente das ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, desenvolvidas pelo Poder Público. Medidas simples como a manutenção da limpeza de quintais, substituição da água nos pratos de vasos de plantas por areia, verificação constante de ralos internos e externos existente nas residências, virar garrafas, tapar pneus e caixas d’água, são algumas ações eficazes para evitar a proliferação do mosquito.

É importante lembrar que todo caso suspeito deve ser comunicado à Secretaria Municipal da Saúde, porque é a partir do caso suspeito que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instalem focos de transmissão da doença no município.
Ação educativa

Na manhã do ultimo dia 23 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde realizou mais uma atividade de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O Coordenador do Controle de Vetores Municipal, Antônio Donizette Figueira esteve na Guarani Tereos Açúcar & Energia Brasil, na Unidade Industrial São José, em Colina, reunido com a equipe responsável pelos setores: Agrícola, Industrial, Sustentabilidade, Fábrica e Destilaria, para o desenvolvimento de ações de vigilância preventiva.

Segundo o Coordenador Antônio, “Como se trata de uma empresa que possui muitos colaboradores, de várias regiões da cidade e de municípios vizinhos, a intenção é ampliar o alcance das informações e frisar a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes Aegypti”.

Para o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, a participação da sociedade é fundamental para conquistar o sucesso no combate ao mosquito. “O trabalho está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de forma ostensiva, com atividades combinadas de limpeza pública e educação em saúde, cuja meta é conscientizar a população. Não temos medido esforços para vencer essa luta, que é diária e deve ser ter a adesão de todos”, ressaltou.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina