Quarta-Feira, 18 de Julho de 2018 -
     
 


Capacitação do Programa Município VerdeAzul foi realizada em Colina

O encontro representou o início dos trabalhos em 2018.

Aconteceu, na manhã da última quinta-feira, 11 de janeiro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a primeira das capacitações técnicas para o ciclo 2018 do Programa Município VerdeAzul (PMVA), realizado e incentivado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha; o Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Engº. Jaci Salim Paro, que também é interlocutor do Programa Município VerdeAzul e demais Secretários Municipais; o Presidente da Câmara Municipal, Henrique de Oliveira Campase e as Vereadoras Celia Regina Lopes e Tatiane Galhardi Marsili; o Diretor do SAAEC (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina), Ricardo Aparecido Casagrande e funcionários municipais.

A reunião foi conduzida pelas técnicas responsáveis por assessorar o Programa Município VerdeAzul, a Chefe de Unidade de Conservação da Fundação Florestal, Letícia Maria Secchez Pinto e a Bióloga da Fundação Florestal, Simone Neiva Rodella, que durante a capacitação, explicaram os requisitos a serem cumpridos para conquistar a certificação de Município VerdeAzul.

Na ocasião, as técnicas apresentaram a nova metodologia de classificação, bem como os resultados e programas desenvolvidos para obter sucesso nas 10 diretivas propostas, ressaltando que as ações de gestão ambiental municipal contínuas e também as políticas locais integradas, serão extremamente valorizadas.

O Prefeito Dieb reafirmou seu compromisso de continuar estimulando as ações ambientais locais, que são muito importantes e contribuem ativamente para a garantia da qualidade de vida da população, assegurando um futuro melhor para as novas gerações. Dieb lembrou que Colina foi um dos primeiros municípios do Estado a aderir ao Programa Município VerdeAzul, durante sua segunda gestão como Prefeito, em 2008. “Tivemos sucesso e conquistamos excelentes resultados junto ao Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP) e ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO)”.

O Prefeito finalizou, dizendo que tem oferecido todo o respaldo necessário para o cumprimento das diretivas, destacou o trabalho integrado entre as Secretarias Municipais, que faz parte do plano de trabalho de seu Governo e citou o potencial de Colina, que possui 100% do esgoto tratado; coleta seletiva de material reciclável e de resíduos sólidos da construção civil; aterro sanitário aprovado pela CETESB; reflorestamento, entre outras ações. “Buscamos não só obter o selo de Município VerdeAzul, como também, mas principalmente, melhorar ainda mais a gestão ambiental do município, através de políticas públicas, de projetos e programas que envolvam a comunidade, e também os demais setores da Administração Pública, com o objetivo fim de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o Prefeito Dieb.

Programa Município VerdeAzul

Lançado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA tem o objetivo de calcular e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização das ações ambientais nos municípios.

É necessário destacar que participar do PMVA, é uma das regras de avaliação para que os municípios recebam recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), seguindo as dez diretivas norteadoras do Programa, que englobam os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.


Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Fotos: Júlio César Gonçalves, "Biguri"