Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017 -
     
 


Prefeitura de Colina reabre Museu Municipal com várias atrações



A última quinta-feira, 12 de outubro, foi um dia especial para o município, com a reabertura do Museu Municipal de Colina, que passou por reformas, adequação, restauro e pintura geral do prédio. A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, preparou a cerimônia de reabertura e uma programação especial, com várias atrações artísticas, oferecendo entretenimento e cultura a todas as idades.

A cerimônia de reabertura teve início às 08h30 da manhã e contou com a presença de autoridades municipais como o Prefeito Dieb Taha e sua esposa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha; o Vice, Sérgio Campanholi e sua esposa, a Vice-presidente do Fundo, Profª. Eliana Bueno Camargo Campanholi; o Presidente da Câmara Municipal, Henrique de Oliveira Campase e as Vereadoras Celia Regina Lopes, Edinalva de Oliveira Possidonio de Sousa e Tatiane Galhardi Marsili; a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme e demais Secretários.

Estiveram presentes também, o escritor colinense, Sr. Nicola Gonçalves e família; a Museóloga, Raquel Milagres de Mattos; o Professor e Historiador, André Luiz Olympio Nogueira; funcionários municipais e a população colinense.

Durante o ato solene, a Prefeitura realizou algumas homenagens em agradecimento a alguns dos colaboradores que, na ocasião, estiveram representados na pessoa do Sr. Nicola Gonçalves, uma personalidade ímpar, que no auge dos seus 87 anos e ainda exercitando seu ofício de marceneiro, foi responsável pela confecção de vários móveis, onde estão expostas as peças do acervo nas novas salas.

A homenagem foi estendida também à Museóloga Raquel, titular efetiva e responsável pelo Museu “Ruy Menezes” de Barretos, e ao
Historiador André Luiz, Professor e Maestro da Banda Municipal de Barretos, que aderiram ao desafio de elaborar o Plano Museológico de Colina, dedicando voluntariamente o seu tempo e conhecimentos para a construção do documento e, dessa forma, cooperando para a preservação da história local e para a regularização da cessão de uso gratuito da Estação Ferroviária com concedida à Prefeitura pela Superintendência do Patrimônio da União - SPU.

Após o descerramento da placa, as pessoas puderam conhecer as novas salas, apreciar a nova disposição do acervo, visitar a Exposição fotográfica “Colina pelo olhar de Renata Paro” e os painéis de José Ângelo Carminatti; conferir as melhorias feitas no espaço interno e externo, que deixaram o importante prédio histórico, que abriga o Museu Municipal, ainda mais belo, assistir as apresentações culturais; adquirir produtos da Feira Artesanal e passear na “motolinha”.

A programação contou ainda com as apresentações da FAMCOL – Fanfarra Municipal de Colina; do Projeto Municipal Cia. Expressart de Dança; do Projeto Musical da Escola Municipal de Violão e Viola “Raízes do Sertão”; Dança do Leão Chinês da Associação Dragão Branco de Li Tchuo Pa kung Fu; Dança do Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre”; shows acústicos da Banda Tribo Libre e de Karlinhos Moska; passeio de “Motolinha” em parceria com a Associação Bebedourense de Ferreomodelismo e a Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Coline e também a Feira de Produtos Artesanais e Rurais “Pedacinho de Colina”.

As melhorias – A ampliação e reforma do Museu Municipal teve início ainda na Administração anterior, sendo continuada pela atual que também fez significativos investimentos. Ao longo desse tempo foram feitos vários restauros que compreenderam tanto a conservação arquitetônica (revisão do telhado, substituição de calhas e de várias partes do forro de madeira; revisão e modernização das instalações elétricas; restauro do piso hidráulico, das janelas, vitrôs e portas de madeira; reposição de vidros; adequações de acessibilidade; e pintura interna e externa) quanto de várias peças do acervo como, por exemplo, o restauro da bilheteria de madeira que estava descaracterizada e da galeria de Prefeitos. Com isso o Museu ganhou mais 3 salas de exposição, além de uma que já existia, e seu acervo está maior e melhor disposto.

O Museu – O Museu Municipal de Colina foi criado em 1988, por meio da Lei Municipal nº. 1439 de 05 de abril de 1988, por indicação do Vereador Nadir Abdalla, na administração do Prefeito Assad Antônio Daher (Tô), sendo inaugurado em 17 de Abril daquele mesmo ano. Portanto, a sua ampliação, restauro e reabertura é parte das comemorações dos seus 30 anos em abril próximo, conforme planejamento de governo da atual Administração Municipal. Com o tempo, novos materiais foram adquiridos, o espaço foi ampliado com novas salas e inúmeras modificações foram feitas. O Museu Municipal de Colina apresenta-se mais dinâmico e acessível, como a cultura deve ser.

Visitação ao Museu – Oficialmente reaberto, o Museu Municipal está aberto à visitação às segundas-feiras, das 13h às 17h; às terças, funciona das 8h as 11h; às quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h e às sextas, está aberto das 13h às 17h.

Em seu discurso, a Secretária de Educação e Cultura Designada, Profª. Bete Neme, destacou a satisfação de reabrir o Museu para a cidade, narrou trechos da história do desbravamento, destacou a importância de objetos do acervo; o desafio de ampliar e reorganizar o Museu em quatro salas e elogiou o trabalho de montagem inicial do Museu quando da sua inauguração em 1988, reunindo fotografias o objetos preciosos que recontam a história sócio-política do município. Agradeceu a cada um que fez parte da conquista celebrada naquele dia, em especial a sua equipe; à Professora Liliana, Presidente do Fundo Social de Solidariedade, e aos Secretários e funcionários das demais secretarias municipais; agradecendo ainda a consciência cultural, o compromisso político e o investimento financeiro da atual Administração Municipal para a reabertura do espaço histórico. “Toda essa beleza é resultado de um grande e carinhoso esforço de muitas pessoas”, destacou.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal, Dieb Taha falou sobre a importância daquele momento e parabenizou a Secretária, Profª Bete Neme e sua equipe pelo trabalho desenvolvido no Museu, considerando que foram muitas as personalidades que contribuíram com a doação de peças e objetos para o acervo do Museu.

Dieb destacou sua alegria de ver reformado e devolvido à população mais um espaço público. O Museu, em especial, por sua importância para a história, pela formação cultural e pela visibilidade que pode dar à nossa cidade em toda a região. “O Museu de Colina conta com um acervo histórico e de objetos antigos que fazem parte da história da cidade, guardando os apanhados e legados culturais dos nossos antepassados”, ressaltou o Prefeito.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina

Crédito das fotos: Júlio César Gonçalves, "Biguri".