Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 -
     
 


Dieb assina convênio para instalação de classe descentralizada da ETEC de Barretos



Com a finalidade de garantir o acesso à Educação Profissional de qualidade, diversificar a oferta de Ensino Técnico na Rede Municipal de Ensino, bem como suprir a demanda do segmento, que registra falta de mão de obra qualificada, a Prefeitura Municipal de Colina oferecerá gratuitamente o Curso Técnico em Açúcar e Álcool, com início previsto para fevereiro de 2018.

Na tarde do último dia 06 de outubro, o Prefeito Municipal, Dieb Taha, acompanhado da Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme e da Diretora da EMEF “Cel. José Venâncio Dias”, Profª. Lúcia Helena Jorge Carminatti, recebeu em seu Gabinete, o Diretor da Escola Técnica Estadual “Cel. Raphael Brandão” de Barretos, Profº. Evaldo Guimarães, a Orientadora Educacional, Profª. Daniela Ap. M. Gerald, a Assistente Técnica Administrativa, Profª. Maria Estela F. Borges José e a Coordenadora Pedagógica, Profª. Stella Karina Leonel Wiziack, para assinatura de convênio para implantação do novo curso.

O Curso Técnico em Açúcar e Álcool é viabilizado pelo convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Colina e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, classe descentralizada da Escola Técnica Estadual “Cel. Raphael Brandão” – ETEC de Barretos. A classe de Colina será uma extensão da ETEC de Barretos, instalada na EMEF “Cel. José Venâncio Dias”.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por meio de processo seletivo (vestibulinho). Poderão pleitear uma vaga, alunos que já concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio. O curso gratuito têm início previsto para fevereiro de 2018, com duração de 18 meses e aulas no período noturno.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme, o início do curso está previsto para o 1º semestre de 2018. As inscrições, o Vestibulinho, com as datas e locais das inscrições serão oportunamente informadas.

Para o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, a classe descentralizada do Centro Paula Souza em Colina e a oferta do novo curso, Técnico em Açúcar e Álcool, é de grande importância, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e para tanto, qualificar profissionalmente o trabalhador colinense é fundamental.

“Pleiteamos o Curso de Técnico em Açúcar e Álcool junto ao Centro Paula Souza; portanto, é uma satisfação instalar em Colina uma profissionalização como essa, já que nosso município tem grande potencial no setor agrícola. O objetivo de nossa Administração é o de proporcionar aos colinenses o acesso à Educação Profissional de qualidade, promovendo uma formação profissionalizante voltada para o desenvolvimento econômico e social”, destacou o Prefeito Dieb Taha.

Sobre o Curso – O profissional formado no Curso Técnico em Açúcar e Álcool poderá trabalhar em usinas de açúcar e álcool, destilarias, empresas distribuidoras de combustíveis e de produção e venda de insumos industriais, fazendas e cooperativas de cana-de-açúcar, laboratórios de análises e órgãos públicos. Esse profissional atua no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos. Efetua análises físico-químicas de amostras de matérias-primas e produtos nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar, faz o controle de qualidade dos processos, aplica normas seguidas pela empresa, respeita os padrões de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental. Compõe equipes de programas e procedimentos de segurança e análise de riscos, desde a produção da matéria-prima até a expedição dos produtos finais.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina