Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 -
     
 


Prefeitura de Colina realiza a VIII Conferência Municipal da Saúde



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã da última sexta-feira, 15 de setembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a VIII Conferência Municipal da Saúde, que abordou o tema: “Vigilância em Saúde no município de Colina”.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o Prefeito Municipal, Dieb Taha; a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia Daher Rodrigues Ferreira e demais Secretários; o Presidente da Câmara, Henrique de Oliveira Câmpase e a Vereadora Tatiane Galhardi Marsili. Também participaram da Conferência, profissionais de diversas áreas da Saúde e o público em geral.

Inicialmente os participantes acompanharam uma apresentação de dança com os integrantes do Grupo da 3ª Idade colinense “Amigos Para Sempre”, sob a coordenação do coreógrafo Guilherme da Silva.

Em seu pronunciamento de abertura, o Prefeito Dieb deu as boas vindas aos participantes e fez uma breve explanação sobre a saúde no município, as ações desenvolvidas e os serviços oferecidos gratuitamente à população.

“Quero destacar a importância do trabalho que a Prefeitura realiza na Saúde Pública Municipal, ressaltando que apesar das dificuldades econômicas que o país enfrenta, o município investe na saúde de maneira planejada para oferecer, cada vez mais, serviços de qualidade. Atualmente a Prefeitura investiu 28% dos recursos na Saúde, sendo que a Lei preconiza, no mínimo, 15%. Esses investimentos se fazem necessários, considerando que os repasses feitos pelas Esferas Federal e Estadual não suprem as reais necessidades. Nesse sentido, buscamos alternativas para atender a demanda do setor e incentivamos a prevenção”.

O tema central da VIII Conferência Municipal da Saúde foi abordado pela Diretora Técnica de Saúde do Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica XIV de Barretos, Carla Penha Andrade, que de maneira simples e dinâmica, explanou sobre “Vigilância em Saúde” e parabenizou a Secretária Municipal da Saúde e sua equipe pelos avanços na Rede Municipal de Saúde de Colina.

Na oportunidade, foram discutidas e apresentadas propostas para três eixos principais: Ações integradas para alcance das metas de imunização; Ações integradas de vigilância epidemiológica frente à sífilis e Ações integradas de combate e controle de vetores. Logo após, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal da Saúde, para o biênio 2017/2018.

De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Dra. Sadia, a VIII Conferência foi bastante produtiva, com os participantes interagindo e apresentando, ao término, várias sugestões e reivindicações, numa clara demonstração de comprometimento e interesse pela melhoria dos serviços da Rede Municipal de Saúde.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina