Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 -
     
 


Civismo, apresentações artísticas, culturais e esportivas garantiram o sucesso do “Festival da Independência”



A Prefeitura Municipal de Colina celebrou o “7 de setembro” – data que marca a independência do Brasil de Portugal, no ano de 1822 – com programação especial e diversificada, durante o “Festival da Independência”, realizado de 07 a 10 de setembro, no Recinto Municipal.

O evento, com entrada gratuita, proporcionou lazer e entretenimento à população de todas as faixas etárias, bem como promoveu os talentos locais e regionais, com manifestações artísticas, culturais, cívicas e esportivas.

A programação começou na manhã de quinta-feira, 07 de setembro, com a realização de Ato Cívico, com o hasteamento dos Pavilhões e execução dos Hinos Nacional, da Independência e Municipal.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, como o Prefeito Dieb Taha e sua esposa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Liliana Jorge Drubi Taha; o Vice, Sérgio Campanholi e sua esposa, a Vice-presidente do Fundo, Profª. Eliana Bueno Camargo Campanholi; o Vereador, Eurípides César Rodrigues, “Liu”; o Secretário Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Marcelo Pinto Neto, “Braba”; a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme e demais Secretários. Estiveram presentes também, Coordenadores Pedagógicos; Diretores de Escolas; funcionários; alunos e a população colinense.

Logo após, foi dada a largada do passeio ciclístico, com sorteio de prêmios, e simultaneamente aconteceu o ato solene para a instalação do Museu Municipal do Cavalo no Recinto. Na ocasião, a Professora e Médica Veterinária, Marcela Jorge Drubi, idealizadora do Museu do Cavalo, recebeu uma homenagem em agradecimento à iniciativa e dedicação à criação do Museu do Cavalo, cujo objetivo principal é reverenciar a memória dos acontecimentos sociais, políticos e esportivos, que deram ao Município o renomado título de “Capital Nacional do Cavalo”.

Na chegada do passeio ciclístico, foram premiadas as seguintes categorias: *Ciclista mais idoso – Feminino, senhora Elaine Ap. dos Santos Fernandes, 69 anos, premiada com R$ 50,00 + 1 vale-assinatura quadrimestral do jornal O Colinense; *Ciclista mais idoso – Masculino, senhor João Sinatra, 87 anos , contemplado com R$ 50,00 + 1 vale-assinatura quadrimestral do jornal O Colinense. Os prêmios ofertados aos ciclistas mais idosos foram patrocinados pela Albert Gráfica (São José do Rio Preto) e pelo Jornal “O Colinense”. *Conjunto Ciclista e Bike melhor ornamentados, o aluno da Matheus Victor Baptista Pereira Damico, de 8 anos (EMEF “Antônio Daher”), que recebeu uma bicicleta doada pela loja Luzia Magazine; *Grupo de Ciclistas uniformizados mais numeroso, os alunos da Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis” venceram e o prêmio também foi uma bicicleta, oferecida pela Concessionária de Rodovias TEBE; *Escola do Conjunto Ciclista e Bike melhor ornamentados, foi a EMEF “Antônio Daher”, no bairro Cohab 2, contemplada com mais uma bicicleta, patrocinada pela loja A Elétrica; *Escola do Grupo de Ciclistas uniformizados mais numeroso, foi a Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis”. O prêmio também foi uma bicicleta, doada Vilú Brinquedos (Ribeirão Preto).

À noite, as festividades continuam com a apresentação do Projeto Municipal de Música e show com Ivan Marks.

Na sexta-feira, dia 08, aconteceu mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futsal 2017; apresentação de danças da “Jovem Cia. de Dança Expressart” (oficina cultural desenvolvida pela Prefeitura) e da “Cia. de Dança Independence” e show com Samba com a Gente.

No sábado, dia 09, houve provas hípicas do Projeto Municipal Equitação Educativa; apresentação de cães adestrados; show do Projeto Municipal de Música /Banda “Cortesia da Casa” e na sequência, show com Vyd Bulla.

E no domingo, dia 10, encerrando a programação, aconteceu a primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2017; o tradicional Motocross, com a participação de cerca de 60 pilotos, vindos de várias cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso; apresentação da FAMCOL – Fanfarra Municipal de Colina; apresentação musical da Banda Mistura Fina e a “DOMINGUEIRA”: show com Tribo Libre.

Para o Prefeito Dieb Taha, “comemoramos a data máxima do país, com uma programação de incentivo ao civismo e respeito à Pátria, além de oferecer à população colinense entretenimento e lazer de qualidade, priorizando os talentos locais. As comemorações cívicas são de grande importância e devem ser estimuladas”.

O “Festival da Independência” é uma realização da Prefeitura Municipal de Colina, com a organização da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer; Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Fundo Social de Solidariedade e o apoio das demais Secretarias e da Câmara Municipal.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina