Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 -
     
 


Campanha de Vacinação Antirrábica segue até dia 31 de agosto em Colina





Até o momento, 3.142 cães e gatos foram vacinados na zona rural e urbana, pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde.

Desde o início da Campanha de Vacinação Antirrábica 2017, no último dia 24 de julho, em Colina, 3.142 animais domésticos foram imunizados, sendo 2.857 cães e 285 gatos.

No período de 24 de julho à 04 de agosto foi realizada a vacinação na zona rural, onde equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde percorreram sítios e fazendas. A partir do dia 07 de agosto, iniciou-se a vacinação na zona urbana, com a imunização nos locais estrategicamente definidos, segundo o cronograma de vacinação, realizado sempre das 8h às 11h e das 12h às 16h.

Já no último sábado, 19 de agosto, das 8h às 16h, o município promoveu o “Dia D” da Vacinação Antirrábica 2017 com a finalidade de elevar o índice de animais domésticos vacinados. Na oportunidade, além do posto montado na sede da Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação foi disponibilizada em mais quatro pontos estratégicos da cidade: na Pracinha da Cohab 1 e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nosso Teto, São Sebastião e CDHU 2.

A vacinação prossegue até o próximo dia 31 de agosto na sede da Secretaria Municipal da Saúde. Além da Secretaria, outros três pontos farão a imunização dos animais: dia 23 na Praça do bairro Patrimônio; dia 24 no Terminal Rodoviário e dia 25 no Jardim Nova Colina.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados. Mesmo aqueles animais que já foram imunizados em anos anteriores devem receber a nova dose.

Os sintomas da raiva são: alteração de comportamento, salivação abundante, dificuldade para engolir e paralisia das patas traseiras.

Prefeitura realiza orientações sobre Leishmaniose Visceral

Durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, as equipes da Prefeitura/Secretaria Municipal da Saúde, realizaram ações preventivas sobre a Leishmaniose Visceral, uma doença grave que atinge tanto os animais (cães), como também pode ser transmitida ao homem.

O objetivo da ação foi promover a prevenção da Leishmaniose Visceral (humana e canina), com a distribuição de panfletos com orientações à população sobre as medidas de controle da doença.


Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina