Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017 -
     
Home > Festa do Cavalo > Festa do Cavalo de Colina encerra 40ª edição com sucesso de público e organização
 


Festa do Cavalo de Colina encerra 40ª edição com sucesso de público e organização



Com uma estrutura impecável – desde a entrada do Recinto até a qualidade dos shows – a Festa passa por transformações e agrada o grande público.

Gente bonita, ambiente familiar, organização, inovação, alegria, tecnologia e segurança, são alguns, entre outros ingredientes, que podem descrever a 40ª Festa do Cavalo de Colina, realizada no Recinto Municipal, de 05 a 09 de julho.

Em clima de tranquilidade e diversão, colinenses, competidores e visitantes prestigiaram a Festa, que contou com shows, provas hípicas, praça de alimentação, casa noturna, parque de diversão e apresentou muitas novidades.

O Museu do Cavalo na 40º Festa do Cavalo de Colina é fruto da soma de esforços entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Médica Veterinária, Dra. Marcela Jorge Drubi (idealizadora) e o apoio de colecionadores, cavaleiros olímpicos e APTA da Alta Mogiana, que cederam objetos e informações para o Museu, reverenciando no presente, a memória dos acontecimentos sócio-políticos que deram ao Município o renomado título de “Capital Nacional do Cavalo”, retratando os fatos marcantes ligados ao animal, ao esporte hípico e a nossa história sócio-econômica; os acontecimentos progressistas, os atletas consagrados e os hábitos de um povo simples, mas de coração extremamente hospitaleiro, por meio da exposição de objetos, títulos e informações sobre a APTA – Agência Paulista da Tecnologia dos Agronegócios da Alta Mogiana, Clube Hípico, Escola de Equitação, Clube do Cavalo, Projeto Municipal de Equitação Educativa, sobre Presidentes e rainhas da Festa, e sobre os cavaleiros colinenses e seus títulos.

A Arena Mirim, trouxe a exposição de mini-animais, recriando um cenário de fazenda, onde o público infantil e adulto conferiu de perto cada detalhe. Outro atrativo foi o rodeio mirim em carneiros para crianças de 4 a 8 anos de idade.

Outra novidade foi o Pavilhão 1, que abriga o Projeto Municipal de Equitação Educativa de Colina, totalmente remodelado. O espaço foi aberto para visitação durante os cinco dias de Festa, onde o público conheceu as instalações e a história do Projeto, criado em 17 de junho de 2002, durante a primeira gestão do Prefeito Dieb Taha (2001/2004), com o objetivo de resgatar a autoestima e proporcionar inclusão social à crianças e adolescentes de baixa renda, através da prática do hipismo.

A Praça de alimentação foi um sucesso, oferecendo produtos diversos e agradando a todos, com espaços administrados pelo Fundo Social de Solidariedade; Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer; ARCO – Associação dos Rotarianos de Colina; Bar e Restaurante “Cantinho da Roça”.

Os funcionários do Departamento Municipal da Receita trabalharam ativamente, inspecionando o comércio ambulante de gêneros alimentícios, nas imediações do Recinto Municipal durante a Festa do Cavalo, visando garantir a qualidade dos produtos oferecidos.

A tradicional Barraca do Fundo Social, além do bom gosto na decoração, preparada pela equipe do Fundo colinense, disponibilizou a venda de souvenirs e artigos de cama, mesa, banho e bordados. Os artesãos colinenses também tiveram um espaço para expor e vender lindos produtos, na Barraca do Artesão.

Na programação artística, com uma média de três a quatro shows por noite no palco principal e palco da avenida, artistas renomados no cenário musical garantiram a animação do público.

Abrindo as apresentações musicais na quarta-feira, dia 05, Felipe Araújo (palco principal) e Tribo Libre (palco da avenida). Na quinta-feira, dia 06, o esperado show da dupla Henrique & Juliano (palco principal), que arrastou uma multidão de pessoas de diversas cidades da região, que prestigiaram uma noite histórica e com recorde de público, e os shows de Rafael Valverde e da dupla Cleber e Juliano (palco da avenida). Na sexta-feira, dia 07, a animação ficou por conta de Henrique & Diego (palco principal) e do cantor Fernando Ranolf e da dupla Jhony e Henrique (palco da avenida). No sábado, dia 08, foi a vez de Bruno & Barretto (palco principal) e Mateus Rott; Batista Faria e Julio Saraiva (palco da avenida). No domingo, dia 09, show de Divino & Donizete (palco da avenida) durante o almoço; no período da tarde, “Show 105 FM” com apresentações musicais de artistas locais e regionais, numa parceria da Prefeitura com a rádio colinense “105 FM” e, encerrando o evento com portões abertos, sem a cobrança de ingresso, Acústico & Calibrados (palco principal).

A programação hípica esportiva, mais uma vez contribuiu para o brilhantismo do evento e reforçou o título do município, de “Capital Nacional do Cavalo”. Contou novamente com a parceria da ABHIR – Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural e a presença de cavaleiros e amazonas de renome internacional, vindos do estado de São Paulo e de outros estados brasileiros. Ao todo, foram distribuídos cerca de R$ 43 mil reais entre premiação em espécie, troféus e medalhas.

As provas hípicas foram: Prova Interna “Projeto Municipal Equitação Educativa”; 5ª Copa de Salto “Projeto Municipal Equitação Educativa”; Copa Festa do Cavalo de Salto; Prova Carro/Cavalo; Ranking CBH/FPH/ABHIR de CCE (Concurso Completo de Equitação); Campeonato de CCE “Olímpicos do Amanhã”; 35ª Copa Colina de Salto; 3ª Copa “Dr. José Felipe Souza Leão” de Salto; apresentação Cavalos Adestrados “Haras Vinholi” e o Grand Prix Adulto.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, agradeceu a presença do público, parabenizou os competidores que aqui estiveram; o Secretário Municipal de Esportes, Marcelo Pinto Neto, “Barba” e sua equipe, pela organização da Festa do Cavalo; o Fundo Social de Solidariedade e sua equipe e as demais Secretarias que fizeram o melhor para deixar a estrutura do Recinto Municipal impecável. “Trouxemos shows de qualidade no palco principal e palco da Avenida, atendendo aos anseios da população; tivemos competições hípicas de alto nível, como pressupõe o título que a Festa ostenta, de uma das melhores do Estado de São Paulo e a participação dos alunos do Projeto Municipal de Equitação nas provas, ao lado de cavaleiros renomados”.

O Prefeito Dieb acrescentou, dizendo: “foi uma Festa tranquila e harmônica, diferenciais que denotam em qualidade, onde todas as melhorias foram pensadas no sentido de oferecer a maior comodidade possível para a família colinense e região, cuidando para que o público de todas as idades curtisse a 40ª Festa do Cavalo com completa infraestrutura e segurança”.

A 40ª Festa do Cavalo foi realizada pela Prefeitura Municipal de Colina, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Fundo Social de Solidariedade e demais Secretarias, com o apoio da Câmara Municipal.

Tete Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina