Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019 -
     
 


Colina é contemplada com investimentos em torno de R$ 1 milhão pelo FEHIDRO

04/07/2017



Na manhã da última sexta-feira, 30 de junho, o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, acompanhado do Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina (SAAEC), Ricardo Casagrande e do Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Engº. Jaci Salim Paro, participou da reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo-Grande (CBH-BPG), na Câmara Municipal de Barretos.

O encontro reuniu lideranças dos 14 municípios da 13ª Região Administrativa, que fazem parte do Comitê de Bacia Hidrográfica, para a aprovação de projetos que receberão recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), a fundo perdido.

Colina foi contemplada com dois projetos. Para o município, as liberações de verbas do FEHIDRO totalizam um investimento da ordem de R$ 925.472, 05.

Dos 07 projetos apresentados pelos municípios que compõem o Comitê, 06 foram classificados e apenas 05 projetos foram contemplados (cumprindo os critérios aplicados nas sete modalidades de solicitação), dentre eles 02 para Colina.

Destacamos que os projetos aprovados para o município de Colina são o Desassoreamento das Lagoas Anaeróbia e Facultativa da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) dos bairros Nosso Teto/Vila Guarnieri e Colina D, e o segundo projeto, a Execução de Galerias de Águas Pluviais no Polo Industrial e comercial “Felipe Sanches” (Distrito Industrial).

O projeto de Desassoreamento consiste na remoção da parte sólida do esgoto que fica retido nas lagoas, que proporcionará que a eficiência do sistema atinja em torno de 80%; execução de alambrado no entorno da ETE e a construção de lastro de proteção em concreto, com 1,00m de largura no entorno das lagoas.

Já o projeto de Execução de Galerias de Águas Pluviais do Polo Industrial e Comercial “Felipe Sanches”, tem a finalidade de melhorar a capitação e o escoamento das águas pluviais (chuvas), evitando danos como a erosão do solo, enchentes e inundações; trazendo progresso à cidade, com reflexos na qualidade de vida de empreendedores locais e usuários.

O Prefeito Dieb Taha destacou a importância do Plano de Governo na Administração Pública e afirmou que para executá-lo é fundamental ter uma equipe comprometida com o trabalho. “Quero enaltecer o brilhante trabalho desenvolvido pelo Secretário Jaci e sua equipe, e agradecer pela eficiência na elaboração e apresentação dos projetos colinenses junto à Câmara Técnica do FEHIDRO, uma vez que nossos projetos foram muito bem pontuados e, assim, conseguimos a aprovação de dois”.

Dieb também citou a relevância das obras para a cidade. “São investimentos importantes em saneamento, que melhoram a infraestrutura e as condições de planejamento e desenvolvimento local. Durante meu governo, nas Administrações 2001/2004 e 2005/2008 consegui, também junto ao FEHIDRO, recursos para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, com a aprovação de projeto. Na ocasião Colina foi um dos primeiros municípios da região a viabilizar cerca de 97% do tratamento de esgoto na cidade”.

O Prefeito Dieb finalizou, dizendo: “estamos trabalhando em busca de parcerias junto aos Governos Estadual e Federal, para conseguirmos realizar obras como a pavimentação asfáltica e a construção do trevo de acesso no Polo Industrial e Comercial Felipe Sanches” (Distrito Industrial).

Ao todo, 14 municípios fazem parte do CBH-BPG: Altair; Barretos; Bebedouro; Colina; Colômbia; Guaíra; Guaraci; Icém; Jaborandi; Morro Agudo; Orlândia; Pitangueiras; Terra Roxa e Viradouro.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina