Segunda-Feira, 29 de Maio de 2017 -
     
 


Prefeitura e SENAR oferecem curso de Jardinagem gratuito em Colina



Aconteceu de 21 a 24 de março, o curso gratuito de “Jardineiro: Implantação de Jardim”, promovido pela Prefeitura Municipal de Colina, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, pelo Sindicato Rural Vale do Rio Grande.

Ao todo, 17 alunos colinenses concluíram o curso e receberam os certificados de participação. Desse total, 10 vagas foram oferecidas aos colinenses, que estão passando por tratamento na Comunidade Terapêutica “Terra Santa”.

O curso foi ministrado pela Bióloga e Jardinista, Viviane Gaya Laguna, com a carga horária de 32 horas de aulas teóricas e práticas. O conteúdo teórico foi ministrado na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, onde também funciona o Banco do Povo Paulista e o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, e as aulas práticas aconteceram na Praça "Fernando Pereira Vianna", onde os alunos puderam aplicar o aprendizado.

No curso, os participantes aprenderam os fundamentos básicos para a prestação de serviços em jardinagem, técnicas de preparação de solo, de identificação de plantas, irrigação e adubação de jardins, bem como a implantação de jardim em espaço aberto e em recipientes, implantação de gramados, manutenção de jardins, compostagem, cronograma de manutenção, entre outras coisas.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, Rene Ângelo Sasaki de Souza, ressaltou que além de oferecer novas oportunidades de qualificação profissional gratuitas, gerando emprego e renda, as vagas ofertadas aos internos da Comunidade “Terra Santa” atuam como proposta de reinserção social. “A qualificação profissional é essencial nesse processo de recuperação, e o curso é fundamental na inserção produtiva do paciente; que nesse caso, poderá atuar na área da jardinagem”, afirma.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina