Domingo, 29 de Março de 2020 -
     
 


Prefeitura realiza Encontro de Formação para Educadores da Rede Municipal de Ensino

08/03/2017



O Encontro de Formação de Educadores da Rede Municipal de Ensino, promovido pela Prefeitura Municipal de Colina por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, integra as atividades pedagógicas previstas no calendário anual escolar e tem por objetivo a capacitação, a troca de experiências e a formação dos profissionais.

Durante o evento, que aconteceu no período de 1 a 3 de março, os profissionais da educação participaram de palestras, oficinas e orientações técnicas que abordaram questões relevantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico: Plano de Ensino, Rotina Semanal, Avaliação e Registro, Inclusão, e Estratégias Didáticas como Contação de Histórias e Psicomotricidade.

O objetivo da formação foi de desenvolver ações que contribuíssem para o planejamento pedagógico e, conseguintemente, para a aprendizagem do aluno, ou seja, formação que colabore efetivamente para a eficiência e eficácia do trabalho pedagógico que será desenvolvido em sala de aula.

Os educadores também assistiram a palestras ministradas por profissionais qualificados, que discorreram sobre assuntos relevantes de maneira esclarecedora e dinâmica, que não são temas didáticos, mas permeiam o trabalho educacional: Motivação e Emoção, Positividade, Fonoaudiologia e Fisioterapia na inclusão escolar.

O Educador Físico e Terapeuta Social, Reinaldo Nascimento abordou o tema:“Pedagogia de Emergência”. A palestra reuniu todos os profissionais da Rede, gestores e convidados, no Espaço Buffet Universitário, no último dia 02 de março.

Reinaldo Costa do Nascimento faz parte da equipe internacional de Pedagogia de Emergência, com a qual já participou de várias intervenções ao redor do mundo. Reinaldo ministra palestras e workshops sobre a pedagogia de emergência e trabalha também na formação de professores e educadores no Brasil, Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Curdistão (Iraque). Reinaldo é um dos co-fundadores da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil.

O Encontro de Formação de Educadores contou com a colaboração e contribuição dos Coordenadores Pedagógicos e Gestores das Escolas da Rede Municipal e outros profissionais liberais colinenses contratados. O ex-aluno da ETAM “São Francisco de Assis” e Psicólogo, Thiago Gabriel da Silva Souza, também fez palestra e completou a equipe de profissionais formadora.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme, declarou-se bastante satisfeita com os resultados alcançados e ressaltou a importância do Encontro de Formação para o desenvolvimento do processo educacional: "Esse é um dos momentos de formação que promovem o enriquecimento profissional, a troca de experiências e o alinhamento das estratégias pedagógicas para o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos", explicou. “Agradeço a todos os profissionais que realizaram das atividades de formação, aos Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Professores e demais profissionais da educação que se esmeram diariamente para o sucesso do ensino na Rede Municipal”.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina