Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020 -
     
 


Colina recebe Reinaldo Nascimento para Encontro de formação de educadores da Rede Municipal

27/02/2017



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura receberá no município o Educador Físico e Terapeuta Social Reinaldo Nascimento, para palestrar, no próximo dia 02 de março, a partir das 8h, no Espaço Buffet Universitário, o tema: “Pedagogia de Emergência”, no Encontro de Formação de Educadores da Rede Municipal de Ensino – ano letivo 2017.

O programa de formação será realizado no período de 01 a 03 de março e contará com a participação de todos os profissionais do setor educacional – incluindo gestores, professores e funcionários – que integram a Rede Municipal e autoridades municipais convidadas.

Reinaldo Costa do Nascimento faz parte da equipe internacional de Pedagogia de Emergência, com a qual já participou de várias intervenções ao redor do mundo: Kakuma, Quênia (2012), Líbano e Filipinas (2013); Curdistão-Iraque (2014 , 2015 e 2016); Faixa de Gaza (2014); Nepal (2015); Equador (2016). Reinaldo ministra palestras e workshops sobre a pedagogia de emergência e trabalha também na formação de professores e educadores no Brasil, Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Curdistão (Iraque). Reinaldo é um dos co-fundadores da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil.

A Secretária Municipal de Educação Designada, Profª. Elizabete Milani Neme ressalta que Reinaldo Nascimento, trará excepcional contribuição para o trabalho educacional realizado com as crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, a partir do relato de sua experiência humanitária internacional fundamentada na Pedagogia Waldorf.

Para o Prefeito Dieb Taha, a participação de Reinaldo Nascimento, integrante do time internacional de Pedagogia de Emergência, e os demais profissionais envolvidos na formação, evidencia o esforço da Administração em oferecer aos educadores colinenses, conhecimento e formação de qualidade.

Além da palestra de Reinaldo Nascimento, outras atividades de formação, como oficinas e orientações técnicas por Coordenadores e Gestores das Escolas da Rede Municipal e outros profissionais liberais colinenses contratados, vão acrescentar as suas contribuições. O ex-aluno da ETAM “São Francisco de Assis” e Psicólogo, Thiago Gabriel da Silva Souza, também fará palestra e completará a equipe de profissionais formadora.

Previsto no calendário escolar, o Encontro de formação de educadores, promovido anualmente, tem o objetivo de contribuir de maneira efetiva para o enriquecimento intelectual, a troca de experiências, bem como a propagação de conhecimentos que contribuam para a melhoria das práticas pedagógicas, a elevação do nível de qualidade de ensino e para a valorização dos profissionais da área educacional.
Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina


Confira a programação completa:

01/03/2017
1) Oficina: Contação de Histórias – Thais Azevedo Cardoso
1ª Turma: das 12h30 às 14h30 – EMEIs. “Prof.ª Adércia T. G. Ferreira”, “Lupércio Polizelli” e “Prof.ª Maria Ap. Z. de Camargo”
2ª Turma: das 15h00 às 17h00 – EMEIs. “José Ângelo de Souza”, “Maria Luiza T. Guarnieri” e “Keila Gomes da S. Garcia”
Local: EMEI “Keila Gomes da S. Garcia”

2) Orientação Técnica: Acompanhamento das Aprendizagens: Avaliação e Registro – Luiza Aparecida Maia (Coordenadora Pedagógica)
1ª Turma: das 12h30 às 14h30 – Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1°, 2° e 3° anos)
2ª Turma: das 15h00 às 17h00 – Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais (4° e 5° anos)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

3) Orientação Técnica: A Interface Educação x Inclusão – Elaine Nogueira Martins (Coordenadora Pedagógica)
Horário: das 13h00 às 15h00 – Professores AEE; PEB I Informática; Assistentes Educacionais; PEB II Inglês, Arte e Educação Física
Local: EMEF “Cel. José Venâncio Dias”

4) Oficina: Plano de Ensino – Mariângela Capucci Paro (Diretora de Escola) e Alessandra dos S. Mesquita (Coordenadora Pedagógica)
Horário: 13h30
Local: EMEF “Lamounier de Andrade”

5) Palestra: Motivação e Positividade no Enfrentamento dos Desafios em Sala de Aula – Ana Flávia M. Blasek Botega e Celso Alves dos Santos (Coordenadores Pedagógicos)
Horário: 13h30
Local: ETAM “São Francisco de Assis”

02/03/2017
Palestra: Pedagogia de Emergência – Reinaldo Costa do Nascimento
Horário: 8h00 – Público: Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino
Local: Espaço Buffet Universitário

03/03/2017
1) Oficina: Psicomotricidade – Marcus Vinicius Beijo Rimi
Horário: das 9h00 às 12h00 – PEB II Educação Física (EI e EF)
Local: EMEI “Keila Gomes da S. Garcia”

2) Palestra: Fonoaudiologia Aplicada à Educação Infantil – Elaine Peres Cardoso (Fonoaudióloga)
Horário: das 8h00 às 10h00 – PEIC; PEB I Informática; Professores AEE Assistentes Educacionais; PEB II Arte e Inglês
Local: EMEI “Keila Gomes da S. Garcia”

3) Palestra: Fisioterapia na Inclusão Escolar – Rodrigo Hernandez Riva (Fisioterapeuta)
Horário: das 10h15 às 12h00 – PEIC; PEB I Informática; Professores AEE Assistentes Educacionais; PEB II Arte e Inglês
Local: EMEI “Keila Gomes da S. Garcia”

4) Orientação Técnica: Plano de Ensino e Rotina Semanal: Referenciais Imprescindíveis no Planejamento do Trabalho Pedagógico – Luiza Aparecida Maia e Elaine Nogueira Martins (Coordenadoras Pedagógicas)
Horário: das 8h00 às 12h00 – Ciclo II do Ensino Fundamental Anos Iniciais (4° e 5° anos) e das 13h00 às 17h00 – Ciclo I do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1°, 2° e 3° anos)
Local: EMEF “Cel. José Venâncio Dias”

5) Palestra: A Interface Psicologia e Educação: Trabalhando Emoções com Educadores – Thiago Gabriel da Silva Souza
Horário: 8h00 – Professores da EMEF “Lamounier de Andrade” e ETAM “São Francisco de Assis”
Local: EMEF “Lamounier de Andrade”
Thiago Gabriel da Silva Souza – Especializando em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda (Ribeirão Preto). Bacharel em Psicologia pela Universidade Paulista de São José do Rio Preto (2014). Atualmente é responsável pelo acompanhamento dos pacientes em sofrimento mental decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas do serviço de urgência e emergência da Unidade Psiquiátrica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Barretos. Psicólogo do Centro de Apoio e Tratamento de Tabagismo. Experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Intervenções Psicológicas em Instituições de Saúde em estágio realizado em unidade hospitalar. Atua também na área clínica, em consultório particular. Grande interesse pela área acadêmica. Ex-aluno da E.T.A.M. “São Francisco de Assis”