Domingo, 29 de Março de 2020 -
     
 


Crianças da Educação Infantil Municipal de Colina recebem brinquedos pedagógicos

27/02/2017



Para tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo para as crianças e estimular o aprendizado por meio de brincadeiras, a Prefeitura Municipal de Colina, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, distribuiu na primeira semana de fevereiro diversos brinquedos pedagógicos para as crianças das unidades escolares de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

A aquisição foi possível devido ao auxílio financeiro do Governo Federal, pelo Programa Brasil Carinhoso, que considera as matrículas de crianças entre 0 e 48 meses, beneficiárias do Programa Bolsa Família, informadas no Censo Escolar do ano anterior, nesse caso de 2015. Os brinquedos, adquiridos ainda em 2016, oportunizaram a renovação do acervo lúdico das escolas de educação infantil e estão contribuindo para o desenvolvimento do trabalho pedagógico docente, conseguintemente, estimulando a aprendizagem dos alunos.

Vale destacar que todos os brinquedos são confeccionados com plástico resistente, colorido e atóxico, para segurança das crianças.

Os brinquedos foram distribuídos entre as unidades: EMEI “Profª. Maria Aparecida Zanette de Camargo” (Jardim Santa Lúcia); EMEI “Adércia Teixeira Gontijo Ferreira” (Cohab III); EMEI “Keila Gomes da Silva Garcia” (Pedreira); EMEI “Ver. Lupércio Polizelli” (Patrimônio) e EMEI “Ver. José Ângelo de Souza” (Nosso Teto).

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme, “as brincadeiras estimulam as interações no ambiente escola e assim, as crianças aprendem de forma lúdica. Quando a criança brinca, ela cria, reproduz e desenvolve habilidades; portanto, essas ferramentas são consideradas como fundamentais para o desenvolvimento sócio-cognitivo do aluno da educação infantil”, ressalta.

Programa Brasil Carinhoso

Voltado para a primeira infância, o Programa Brasil Carinhoso tem o seu desenvolvimento integrado em várias vertentes e uma delas é expandir a quantidade de matrículas de crianças entre 0 e 48 meses, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família em creches públicas ou conveniadas.

O Programa consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou outro instrumento, para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil, contribuir com as ações de cuidado integral, segurança alimentar e nutricional, garantir o acesso e a permanência da criança na educação infantil.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina