Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020 -
     
 


Vacinação contra Febre Amarela continua normalmente em Colina

01/02/2017



A vacina está disponível o ano inteiro. Para as pessoas com idade acima de 60 anos, a vacinação requer avaliação médica.

A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde informa que a vacinação contra a Febre Amarela continua normalmente no município.

Colina não tem casos positivos da doença em animais e não há casos suspeitos ou confirmados em humanos. O objetivo é imunizar as pessoas que estão com a vacina em atraso.

A vacina contra a Febre Amarela é gratuita e está sendo realizada mediante a verificação da situação vacinal. Ao longo da vida, cada pessoa deverá ter duas doses na caderneta de vacinação. Para as pessoas com idade acima de 60 anos, a vacinação requer avaliação médica.

Até o último dia 27 de janeiro, Colina imunizou 1.630 pessoas. Desse total, 180 vacinas foram aplicadas dia 26 de janeiro, na UBS da Vila Fabri, no período das 17h às 20h.

Horário normal de atendimento – A vacinação acontece de segundas às quintas-feiras, das 7h às 17h, na UBS da Vila Fabri e na ESF do Nosso Teto. Já às sextas-feiras, a vacinação é realizada das 7h às 16h, nas mesmas unidades de saúde.

Para ser atendido, é fundamental que o munícipe leve a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Importante – Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de aproximadamente 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo, entre outros. Portanto, mesmo em um momento de intensificar as ações de vigilância da febre amarela, é necessário orientar a população quanto à necessidade de se vacinar.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina