Sádado, 06 de Junho de 2020 -
     
 


Professores da Rede Municipal de Ensino participaram do replanejamento escolar

26/07/2016



Os profissionais do setor educacional – incluindo gestores, professores e funcionários – que integram a Rede Municipal de Ensino de Colina participaram, no último dia 22 de julho, do Replanejamento Escolar, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Previsto no calendário escolar do ano letivo de 2016, o Replanejamento ocorreu com a realização de oficinas pedagógicas e orientações técnicas, entre outras atividades preparatórias para o início do 2º semestre letivo, com o objetivo de repensar, redirecionar e aperfeiçoar o trabalho docente que vem sendo desenvolvido na Rede Municipal de Ensino.

No período da manhã, os profissionais da Educação Infantil – Creches e Pré-Escolas: Professores, Auxiliares e Assistentes Educacionais, Diretores e Coordenadora da Educação Infantil, e os profissionais do Ensino Fundamental (anos iniciais): Professores de Arte, Inglês, Informática e de Atendimento Educacional Especializado, participaram da parte teórica da Oficina Pedagógica, no Espaço Buffet Universitário. No período da tarde, na EMEF “Antônio Daher”, participaram da parte prática. O tema desenvolvido durante todo o dia foi "Sensibilização Musical na Educação Infantil: Cantando e Contando Histórias", ministrado pelos profissionais da Art´s Produções Artísticas, de Barretos.

Ainda na Escola “Antônio Daher”, no período da tarde também aconteceu na quadra poliesportiva, a Oficina Pedagógica para os Professores de Educação Física da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais), com o tema “Desenvolvimento Motor: identificar fases e padrões motores, avaliar e estimular de uma forma dinâmica cada fase específica” , abordado pelos profissionais da Academia Moviment Fitness – Treinamento Funcional de Colina.

Nos períodos da manhã e tarde, reunidos na EMEF “Cel. José Venâncio Dias”, os professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) participaram da Orientação Técnica: “Compreendendo a rotina semanal”, proferida pela Profª. Lilian Cristina Lima Nogueira, do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – PCNP, e pela Supervisora da Diretoria de Ensino – Região de Barretos, Profª. Sumaia Ganej Domingues.

Nas dependências da ETAM “São Francisco de Assis” e da EMEF “Lamounier de Andrade”, as respectivas equipes pedagógicas também desenvolveram atividades de reflexão e formação voltadas aos professores do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio Profissional.

A Secretária Municipal de Educação Designada, Profª. Elizabete Milani Neme, avaliou como muito positiva a programação de replanejamento desenvolvida pelas equipes pedagógicas: “A discussão dos resultados alcançados e a reflexão e o aperfeiçoamento constantes das nossas práticas pedagógicas, conjugados à dedicação profissional, são essenciais para o aprimoramento e a qualidade do ensino que desenvolvemos na rede municipal”.

O Governo Municipal reiniciou as atividades escolares referentes ao cumprimento do programa letivo do 2º semestre de 2016, na Rede Municipal de Ensino, no último 25 de julho, após os períodos de férias e recesso, com o retorno das aulas em todas as unidades escolares.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina