Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020 -
     
 


Colina é pentacampeã do estadual de Kung Fu

25/05/2016



Recorde de público e medalhas, emoção e a conquista do pentacampeonato. Assim foi o 32º Campeonato Estadual de Li TchuoPa Kung Fu sediado por Colina no último domingo, 22 de maio, no Ginásio Municipal de Esportes.
A beleza, emoção e organização da abertura já dava o tom do que viria mais tarde nas disputas: a conquista do pentacampeonato com o número recorde de 44 medalhas. Foram 31 medalhas de ouro, 11 de prata e 02 de bronze, totalizando 205 pontos (quadro de medalhas abaixo).
A equipe de Leme ficou com o 2º lugar e Ituverava, com a 3ª posição.

A equipe colinense participou com 29 atletas. Destaque para Felipe Vieira da Silva Bomfim, Bruno Vieira da Silva Bomfim, Rene Machado Ribeiro e Guilherme Silva de Sousa, cujas lutas foram consideradas pelo Corpo de Arbitragem da Federação Wushu Kung Fu do Estado de São Paulo, como as mais belas do campeonato.
Promovido pela Associação “Dragão Branco” de Li TchuoPa Kung Fu em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, o evento teve a participação de cerca de 110 competidores, distribuídos nas categorias formas e combate, de13 cidades paulistas.

Gilberto Gonçalves, Presidente de Associação “Dragão Branco” e organizador do evento, destacou que a maturidade e dedicação da equipe colinense foram responsáveis por uma conquista histórica de 44 medalhas numa única competição. Ressaltou também que a presença do público foi fundamental. “A presença das famílias tornou o ambiente de competição saudável e a torcida do público foi um fator importante para o brilhante desempenho dos nossos atletas”.

Abertura – A cerimônia de abertura do evento foi um espetáculo a parte, que encantou a todos.
A mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito Municipal, Valdemir AntonioMoralles “Mi” e sua esposa e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Prof. Silvia Helena Gomes Moralles, vereador Luiz Carlos Tomaz Ferreira “Cal”, Secretários Municipais de Educação e Cultura, Elizabete Milani Neme e de Esportes, Turismo e Lazer, Marcelo Pinto Neto “Barba”, Presidente da Federação de Whushu Kung Fu do Estado de São Paulo, Grão Mestre Adjunto, Homerontino Eduardo da Cruz, Grão Mestre Supremo, Patriarca da modalidade, Osvaldo José Gola e do Prof. Valdomiro Soares da Silva,precurssor da modalidade Li TchuoPa Kung Fu no município.

Após a entrada das delegações participantes, os alunos do Projeto Municipal “Kung Fu na Escola” colocaram-se ao redor da quadra, simbolizando um abraço fraternal de boas vindas a todos os participantes.

Durante os pronunciamentos, o organizador do evento, Prof. Gilberto saudou todas as delegações, agradeceu a presença das autoridades e dos patrocinadores do evento.
OPrefeito “Mi”desejou boa sorte a todos os competidores e anunciou, como uma de suas últimas medidas à frente do Executivo, o envio de projeto de lei à Câmara, que dispõe sobre concessão real de uso de imóvel, localizado no loteamento Jardim Moleiro II (terreno) para construção e instalação da sede da Associação “Dragão Branco”. “Mi” aproveitou a ocasião para despedir -se e agradecer o trabalho de todos da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, em especial à equipe de coordenação dos projetos de Kung Fu.

A Secretária de Educação e Cultura, Elizabete Milani Neme, também fez questão de saudar os visitantes e parabenizar a equipe organizadora.

Após as considerações e saída das delegações da quadra, tiveram início as apresentações. A 1ª apresentação foi com os alunos do Projeto “Kung Fu na Escola” que realizaram uma evolução na quadra, onde um alfabeto humano formou a frase: “Mi, obrigado”. Uma homenagem ao Prefeito “Mi”, criador do projeto e grande incentivador da modalidade esportiva. A homenagem terminou com a entrega pelo Prof. Gilberto de um cartão de prata ao Prefeito.

“Nenhuma outra cidade da região possui, sequer, estrutura semelhante, com espaços físicos para as aulas, profissionais mantidos pela Prefeitura, transporte, uniformes para os alunos, e etc”, justificou Gilberto.
Encerrando a cerimônia, mais emoção. A equipe colinense apresentou a Dança do Leão Chinês, com o leão amarelo. A novidade foi a apresentação do segundo leão, adquirido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura; o leão vermelho.

Segundo a tradição chinesa, antes do leão realizar sua primeira dança, é necessário o seu batismo.
Assim, o ritual começou com o acender do incenso, utilizado nas cerimônias de artes marciais para a purificação do ambiente. Na sequência, o mais velho da escola, no caso, Prof. Gilberto, procedeu a pintura, com tinta vermelha, dos olhos, testa, orelhas, patas e boca do leão, simbolizando os sentidos da visão, audição, paladar, olfato e locomoção. E por último, a colocação de um laço vermelho no chifre do leão, simbolizando sua domesticação.

Após o batismo, ainda de acordo com as tradições, os dançarinos mais experientes realizaram a primeira dança e logo depois, o entregaram aos novos dançarinos, que também fizeram sua performance, sendo ovacionados pelo público presente.

Quadro de medalhas -32º Campeonato Estadual de Li TchuoPa Kung Fu ( Colina):

1. Anderson Neves Santos 02 ouro
2. Bruno Vieira da Silva Bomfim 02 ouro
3. Clayne Martins 01 prata
4. Diego DalpinZanon 01 prata
5. Elaine Piai Baena 01 ouro
6. Erick dos Santos Oliveira 01 ouro
7. Fatima Dameto Guerreiro 01 ouro
8. Felipe Vieira da Silva Bomfim 01 ouro
9. Guilherme da Silva Sousa 02 ouro
10. Gustavo Henrique de Souza Junqueira 01 ouro e 01 prata
11. Hugo Rodrigues Frisoni 02 ouro e 01 prata
12. João Pedro Aparecido Barbosa 01 ouro e 01 prata
13. Jonathan Luiz Barbosa de Oliveira 01 ouro
14. Julia Vargas de Souza 01 ouro
15. Lais dos Santos Oliveira 02 ouro
16. Lara Pires Gonçalves 02 ouro
17. Leandro Henrique de Moraes 01 ouro
18. Lucia de Lima Machado 01 ouro
19. Luis Elói Rosa Tomaz Ferreira 01 prata
20. Marcelo Ferreira da Silva 01 ouro e 01 bronze
21. Maria Vitória Tomaz Ferreira 02 ouro
22. Miguel Cardoso Riva 01 ouro e 01 prata
23. Rafael Prado de Oliveira Silva 02 prata
24. Rene Machado Ribeiro 01 ouro
25. Rodolfo Henrique Lourenço de Araujo Filho 01 prata
26. Silvia Helena Fachina Betoni 01 ouro
27. Suzana Piai Correa 01 ouro
28. Thais Aparecida Garcia 01 prata e 01 bronze
29. Vinicius Eduardo dos Santos 01 ouro


Márcia Eloísa
Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina