Sádado, 06 de Junho de 2020 -
     
 


Colina adere ao 1º Mutirão Regional de Controle do Aedes Aegypti

27/01/2016



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio das Secretarias de Saúde e Serviços Urbanos, participa no próximo sábado, 30 de janeiro, do 1º Mutirão Regional de Controle do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus.

O projeto é uma iniciativa EPTV em parceria com as prefeituras e deve acontecer simultaneamente em todas as cidades onde a EPTV está presente, totalizando cerca de 300 municípios do Estado de São Paulo e sul de Minas.

Com o Slogan: “A Luta é de Todos” e tema: “Conscientizar, Limpar e Erradicar”, o projeto tem por objetivo promover um dia envolvimento regional no controle de criadouros, por meio de mutirões para conter a proliferação domosquito Aedes aegypti.

Em Colina, em ação conjunta das Secretarias de Saúde e Serviços Urbanos, que disponibilizará dois caminhões, o controle de criadouros será realizado nos bairros Nosso Teto, Vila Guarnieri e Colina D – Conjunto Habitacional “Djalma Ernesto Paro”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação terá início às 8 da manhã e contará com a participação dos Agentes de Controle de Vetores e Comunitários de Saúde, coordenadores da Secretaria, que além da coleta de materiais inservíveis dos imóveis, vão realizar trabalho de orientação e distribuição de folhetos educativos da Campanha Municipal “Dez minutos contra a Dengue”, que estimula as pessoas a dedicarem 10 minutos por semana no combate à dengue.

A Secretaria informou ainda que a comunidade dos bairros e seus líderes estão convidados a participar voluntariamente da ação educativa e da coleta dos materiais. Orienta os moradores, àqueles que puderem, para colocarem na rua os materiais inservíveis, o que facilitaria o trabalho dos agentes.

Colina não registra em 2016 nenhum caso da doença. No entanto, já contabiliza 26 casos suspeitos da doença.

“A situação é preocupante e a única maneira de evitarmos uma nova epidemia, como vivemos no ano passado, é eliminar o mosquito, controlar a presença dele nos nossos ambientes e neste sentido, a colaboração da população é fundamental, uma vez que, comprovadamente, 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas”, alerta a Secretária de Saúde, Priscila Aparecida Ramos Alexandre.

Ela destaca que os agentes realizam diariamente um trabalho árduo de combate e orientação, mas o sucesso das ações só será possível com o apoio da população. “Quero pedir a todos, que não só no dia 30, mas em todos os dias do ano, nos ajudem nessa guerra contra esse mosquito tão minúsculo e tão perigoso, que tem tirado vidas e causado tanta dor as nossas famílias. Ele não pode, e não é mais forte que todos nós juntos”.

Márcia Eloísa
Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina