Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017 -
     
Home > SAAEC > Prefeitura de Colina conquista licença da CETESB para Estação de Tratamento de Esgoto
 


Prefeitura de Colina conquista licença da CETESB para Estação de Tratamento de Esgoto



A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Vila Guarnieri está operando com aprovação total da CETESB.

A Prefeitura de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, está orgulhosa por mais uma importante conquista: a liberação da Licença emitida pela CETESB, para operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada na Rodovia Vicinal Renê Vaz de Almeida, no bairro Vila Guarnieri. Também foi obtida a Outorga junto ao DAEE.

As licenças conferem a viabilidade ambiental da ETE assim como sua operação e permitem o legal funcionamento das atividades até setembro de 2020, com a possibilidade de renovação do prazo.

Essa conquista é muito importante para a população colinense e a Gestão Municipal, uma vez que o saneamento básico – além de garantir saúde e desenvolvimento – é fundamental para a conservação das fontes de água limpa do planeta.

Nesse sentido, a Prefeitura trabalha realizando obras que beneficiam toda a população, distribuindo água 100% potável, bem como realizando a coleta e tratando 100% do efluente coletado, aumentando a qualidade de vida dos munícipes.

O processo para a conquista das licenças ambientais foi iniciado há aproximadamente 28 anos, pelo Engº. Jaci Salim Paro, atualmente Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

Para o Secretário, Engº. Jaci, esta é uma grande conquista para o município, para os colinenses e, em especial,para sua vida profissional. “É com grande satisfação que acompanhamos essa luta desde o início e trabalhamos imensamente para a concretização desse projeto”.

Jaci completou, dizendo: “uma série de ações e medidas de controle ambiental foram atendidas, durante todo o processo para a conquista da LO. Hoje nosso sistema atende à todas as normas vigentes de tratamento do esgoto, deixando a água em condições satisfatórias para devolvê-la ao meio ambiente”.

Vale destacar que a CETESB exige que a redução de carga orgânica seja em torno de 80% e a ETE da Vila Guarnieri está tratando o esgoto da cidade com 75% de eficiência.

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina