Sádado, 06 de Junho de 2020 -
     
 


Saúde realiza campanhas contra Hanseníase e Tuberculose

10/11/2015



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste mês de novembro campanha de orientação sobre Tuberculose e Hanseníase.

O objetivo é sensibilizar a população e identificar possíveis casos de Hanseníase e Tuberculose, ambas doenças infecciosas.

Durante todo o mês serão distribuídos folders educativos e intensificadas as orientações junto à população nas Unidades Básicas de Saúde e também através dos Agentes Comunitários de Saúde, durante as visitas domiciliares.

Os sintomas de tuberculose são: tosse com escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, febre vespertina, entre outros. O tratamento da doença é feito com três drogas e tem duração de seis meses.


A hanseníase é transmitida através da fala, tosse ou espirro. É uma doença que tem cura e quando detectada precocemente, não deixa seqüelas. O tratamento dura de seis meses a um ano. Os principais sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

A Secretaria de Saúde orienta que, em caso de suspeita e sintomas, as pessoas devem procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas casas. Os exames são gratuitos.

Márcia Eloísa
Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina