Domingo, 07 de Junho de 2020 -
     
 


Alunos do Técnico em Serviços Jurídicos realizam 1º Workshop ETEC Colina e recebem novos uniformes

06/10/2015



Aconteceu nos últimos dias 01 e 02 de outubro, o 1º Workshop ETEC Colina, realizado pelos alunos do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A organização, cerimonial e desenvolvimento ficou sob a responsabilidade dos alunos, com a supervisão da Coordenadora Pedagógica da ETEC, Patrícia Pietro. A iniciativa também contou com a participação de Advogados renomados, que palestraram acerca de temas relevantes para a sociedade e profissionais que atuam nas áreas de educação, desenvolvimento social e proteção da infância e juventude.

Na ocasião, foram abordados os temas: "Reflexão sobre as obrigações e responsabilidades dos jovens segundo diretrizes da Lei nº. 8.069/1990 ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente"; "Guarda Compartilhada"; "Atitude e Equilíbrio Profissional" e "União Estável".

O evento foi aberto para toda a comunidade colinense, que colaborou doando um pacote de macarrão com fim beneficente. Autoridades legislativas e a Secretária Municipal de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme, também estiveram presentes.

O comércio local também contribui com a doação de brindes, sorteados aos participantes, nos dois dias do evento.

A Secretária, Profª. Bete Neme parabenizou os alunos pela iniciativa de realizar, com notória competência, um evento de grande contribuição para a comunidade local, e com o enfoque em temas recorrentes nas situações cotidianas familiares, sociais e profissionais.

Novos uniformes – A Prefeitura de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, beneficiou os estudantes colinenses do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, classe descentralizada da ETEC Bebedouro, com novos uniformes. No total, foram adquiridas 76 (setenta e seis) camisetas gola polo.

Para a aquisição dos uniformes – confeccionados pela ITTO Indústria e Comércio de Confecções Ltda. – o Governo Municipal investiu recursos próprios.

Técnico em Serviços Jurídicos – Essa modalidade de ensino técnico, que funciona no prédio da EMEF “Cel. José Venâncio Dias”, vem sendo desenvolvida em Colina desde 2012, pela parceria da Prefeitura com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS.

Desde então foram oferecidos 3 cursos diferentes: em 2012/2013 – Técnico em Agroecologia; em 2013/2014 – Técnico em Administração e em 2015 está em andamento o Curso Técnico em Serviços Jurídicos que se encerra em junho 2016.

O curso é gratuito, presencial com aulas no período noturno de segundas às sextas-feiras e tem duração de 18 meses.

O Técnico em Serviço Jurídico é o profissional que cumpre as determinações legais e judiciais atribuídas aos cartórios oficiais e extrajudiciais, lavrando atos, autuando processos e procedendo aos registros cabíveis. Expede mandados, traslados, cartas precatórias e rogatórias e certidões. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos judiciários em geral. Realiza diligências, tais como: citações, intimações, prisões e penhoras. Presta atendimento ao público, redigindo procurações, autenticando documentos. Coadjuva em audiências. Pode supervisionar uma equipe de serventuário

Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina