Domingo, 07 de Junho de 2020 -
     
 


Dia D da Campanha “10 Minutos Contra a Dengue” acontece no final de semana

24/09/2015



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na sexta (25) e no sábado (26) o Dia D da Campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, a mais recente investida da Administração, que visa mobilizar a população a dedicar 10 minutos por semana de seu tempo no combate à doença.

Na sexta-feira (25), a equipe da Secretaria de Saúde, com a utilização de um trio elétrico, fará a convocação da população com a distribuição de panfletos educativos, pelos bairros da cidade, buscando conscientizar o munícipe da importância de sua participação no combate à dengue e adesão à campanha.


No dia 26, a ação, desenvolvida pelas equipes de Agentes de Controle de Vetores e Comunitários de Saúde, ganha o reforço e o apoio de representantes de todos os departamentos da Secretaria de Saúde. Juntos farão uma “varredura” nas residências, ou seja, visitarão as casas, orientando a população e procurando, eliminando os focos do mosquito transmissor da dengue.

“A adesão da população à campanha é essencial para seu sucesso. Infelizmente, mesmo no período de inverno, a transmissão da dengue não foi interrompida e se não unirmos forças, no próximo verão, poderemos ter uma nova epidemia”, alertou a Secretária de Saúde, Priscila Aparecida Ramos Alexandre.

A campanha já mostra resultados positivos com o engajamento de algumas comunidades. No último fim de semana, seguindo o exemplo dos moradores do Conjunto Habitacional “João Ademar Paro “ (CDHU 1), primeiro a aderir, a comunidade do bairro Vila Guarnieri realizou um arrastão pelo bairro, que resultou na coleta de duas carretas de materiais inservíveis.

A Administração Municipal vem investindo maciçamente no combate à doença no município. Novos agentes foram contratados, mediante processo seletivo, para auxiliar no trabalho diário de eliminação de focos, nebulização e bloqueio. Uma equipe de técnicos da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias – regional Barretos, está no município capacitando os atuais e novos agentes, trabalho desenvolvido pela Agente Técnica de Saúde, Sandra Cristina Girardi e pela Encarregada de Setor, Erika Cristina Batista Borges, além de realizar vistorias nas residências, eliminando focos, orientando e mobilizando a população.

Agentes Mirins – O combate à dengue no município é engrossado pelos alunos do 4º ano A da Escola Municipal “Ananias do Nascimento”, integrantes do projeto pedagógico “Agente Mirim de Combate à Dengue”.
Na semana passada, os Agentes Mirins iniciaram ação educativa e de sensibilização junto aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, com a distribuição de jornal sobre o tema, elaborado por eles mesmos, que retrata o trabalho desenvolvido pelo projeto, além de conter orientações sobre formas de prevenção e a importância da união de todos na luta contra o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika Vírus.
Os agentes mirins atuam como multiplicadores também junto aos familiares e comunidade.


Márcia Eloísa
Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina