Sádado, 06 de Junho de 2020 -
     
 


Colina realiza Conferência Municipal de Saúde

17/06/2015



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal e Conselho Municipal de Saúde, realizou no último dia 11 de junho, a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “SUS – Humanização em Saúde”.

O evento, realizado no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura, contou com a presença do Prefeito Municipal, Valdemir Antonio Moralles “Mi, dos vereadores, Ailton Bueno Camargo, Joaquim José de Almeida Filho e Luiz Carlos Tomaz Ferreira, da Secretária de Saúde, Priscila Aparecida Ramos Alexandre, representantes de vários segmentos da sociedade e usuários dos serviços de saúde.

Antes da abertura oficial, os participantes acompanharam uma apresentação de música com o talentoso jovem colinense, Eric Prince.

Na abertura, o Prefeito “Mi”, saudou a todos e destacou que mesmo com as dificuldades econômicas que o país enfrenta, o município está investindo na saúde de maneira planejada, de forma a otimizar custos e oferecer serviços de qualidade. Defendeu ainda, que cada profissional, em sua área de atuação, “pode fazer mais”, no objetivo de humanizar a saúde e melhorar os serviços oferecidos.

Para a Secretária Priscila, o atual cenário da saúde no Brasil, que mostra a diminuição da fecundidade, aumento da expectativa de vida, rápido envelhecimento da população, aumento da obesidade e da carga de doenças crônicas, constitui-se no grande desafio para o SUS e tornou a prevenção e promoção da saúde essenciais para atender a demanda da população. “É neste sentido que temos trabalhado no nosso município, com constantes investimentos na Atenção Básica e também nos demais setores”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Priscila ressaltou ainda a recente implantação da ESF “Sydnei Ferreira da Costa”, no bairro Nosso Teto e a informatização da saúde municipal, em curso, cuja a integração do sistema vai proporcionar aos usuários acesso mais rápido a consultas e exames, otimizando assim, serviços e recursos.

Palestra – O tema central da VII Conferência Municipal de Saúde – SUS – Humanização em Saúde – foi abordado pela palestrante, a Articuladora Regional de Humanização da DSR – Barretos, Ana Angela Alcantara Castilho, que apresentou as diretrizes das Políticas Nacional e Estadual de Humanização. Enfatizou a importância da conferência, na medida, que constitui-se um espaço legítimo e legal para o exercício da cidadania. “Infelizmente o que vemos é um índice de participação cidadã pequeno”, lamentou.

Oficinas – Foram formados 3 grupos de debate que abordaram os sub-temas: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social e Valorização do Trabalho e Da Educação em Saúde.
As propostas surgidas das discussões serão levadas à conferência regional pelos delegados eleitos. No total, foram eleitos 20 delegados, representantes dos profissionais de saúde, gestores e prestadores de saúde e usuários do sistema.

Márcia Eloísa
Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina