Domingo, 07 de Junho de 2020 -
     
 


Prefeitura realizou atividades socioeducativas com moradores do Conjunto “Dijalma Ernesto Paro”

13/05/2015



A Prefeiura de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, reuniram-se com os moradores do Conjunto Habitacional “Dijalma Ernesto Paro” para a realização de atividades socioeducativas de pós-ocupação.

As reuniões fizeram parte do Projeto Técnico Social, na qual o município e a CDHU tiveram como proposta o acompanhamento das famílias no período de pós-ocupação, durante os sete primeiros meses.

O principal objetivo do trabalho social foi desenvolver ações com as famílias, buscando promover a socialização dos mutuários, possibilitando a conscientização de seus direitos e deveres no novo ambiente de moradia e a vida em comunidade, assim como a inclusão dos mesmos nos diferentes programas, projetos e serviços ofertados pelo município.

As ações acompanharam o processo de ocupação das famílias na moradia; estabeleceram parcerias para o desenvolvimento das ações sociais; orientaram e encaminharam as famílias beneficiárias para que fossem incluídas na rede social do município, bem como, atenderam as famílias no que refere-se ao acesso às políticas de educação, assistência social, saúde, transporte, esporte, lazer, cultura, entre outras.

As reuniões – Todos os encontros foram realizados no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, à partir das 19h. Na primeira reunião, que aconteceu em setembro de 2014, o Secretário Municipal de Obras e Transportes Públicos, Eng°. Luciano Marin Spexoto abordou o tema: “Uso, Manutenção e Conservação do Imóvel”.

No segundo encontro, em outubro de 2014, o assunto principal foi: “Meio Ambiente, Arborização e Ampliação do Imóvel”. A reunião contou com a presença do Engenheiro Agrônomo, Júlio César F. Colete; da Fiscal do Corpo Técnico de Engenharia, Renata Martins Giacometti e do Coordenador de Planejamento e Projeto, Everton de Souza Cunha. Na ocasião, apresentaram a planta completa da moradia, com informações relevantes aos mutuários, referente ao que pode ser feito de alterações no imóvel. Os moradores foram orientados sobre calçadas ecológicas, enfatizando que as gramas ocupam lugar do cimento para infiltração de água no solo e sobre o plantio correto de árvores, para evitar prejuízos na rede elétrica.

A terceira reunião, em novembro de 2014, foi ministrada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sueli Cristina Basso de Souza e pela Assistente Social, Lilian Rodrigues Domeneguetti, que abordaram a seguinte temática: “Geração de Renda e Relação de Vizinhança”. A palestra foi iniciada com informações sobre a parceria do município com o Banco do Povo e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Em seguida, foi realizada uma dinâmica com os moradores, cujoobjetivo foi demonstrar a importância de uma boa convivência com os vizinhos, priorizando sempre o respeito, a educação e o diálogo.

O quarto encontro, realizado em dezembro de 2014, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Na oportunidade, a Secretária Designada, Profª. Elizabete Milani Neme e a Psicóloga Camila Campos, ministraram palestra sobre “A educação dos filhos”.

Na quinta reunião, que aconteceu em janeiro deste ano, a Secretária Municipal de Saúde, Enfª. Priscila Aparecida Ramos Alexandre, juntamente com o Coordenador da Vigilância Sanitária, Silvio Paro e o Coordenador do Controle de Vetores, Antônio Donizete Figueira, falaram sobre “Saúde da família”.

Já na sexta reunião, em fevereiro, os conselheiros tutelares do município falaram sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, com a apresentação de variados tipos de violência, como por exemplo, violência física; negligência; psicológica e sexual.

O sétimo e último encontro, no mês de abril, contou com apresença da equipe social e de engenharia da gerenciadora contratada pela CDHU e da Agente de Habitação da Prefeitura, Célia Regina Lópes. O tema em pauta foi: “Uso, conservação, manutenção e benefícios do aquecedor solar”.

Também foi realizada uma pesquisa sobre a satisfação dos moradores em relação às suas casas. O resultado foi positivo e oportunizou a oferta de mais qualidade de vida às famílias beneficiárias.

Segundo a Secretária, Sueli Basso, “este acompanhamento que fizemos com as famílias após a entrega das casas foi de extrema importância, pois é considerado um período de adaptação ao novo endereço, ocorrendo mudanças na rotina familiar e facilitando a vida das pessoas, com as orientações e também, o convívio com os novos vizinhos para o fortalecimento dos vínculos”.


Tetê Poliseli
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Colina