Sádado, 06 de Junho de 2020 -
     
 


Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue até dia 29 em Colina

12/05/2015



Neste ano, a meta é imunizar cerca de 3 mil pessoas na cidade.

De acordo com balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Colina, até o último sábado, 09 de maio, quando foi realizado o “Dia D” da campanha, o município já imunizou 1004 pessoas que compõem os grupos prioritários (veja quadro abaixo).

A campanha, que teve início no dia 04, prossegue até o próximo dia 29, com vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde e ESF “Sydnei Ferreira da Costa”, no bairro Nosso Teto, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h.

A vacinação em crianças está sendo realizada exclusivamente na Unidade de Saúde “Fioravante Caldana”, localizada no bairro Vila Fabri.

Segundo a Secretaria, pacientes acamados que fazem parte dos grupos de cobertura, listados pelos Agentes Comunitários de Saúde, irão receber a dose em casa. O serviço também pode ser solicitado através do telefone – 3341-9430.

A imunização anual faz parte das ações de saúde e tem como principal objetivo reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pela gripe. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, devem tomar a vacina pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, indígenas, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas, mediante prescrição médica.

Neste ano, as doses são contra as gripes A (H1N1 e H3n2) e B.

Durante a campanha, também está sendo oferecida ao público avaliação de saúde bucal.

Transmissão - A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. “A melhor forma de prevenção é através da imunização. Por isso, estamos orientando a todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que procurem uma unidade de saúde no menor prazo possível, garantindo a proteção antes do período de inverno mais rigoroso”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Priscila Aparecida Ramos Alexandre.
Ela lembra que alguns cuidados simples também podem contribuir para reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus, como cobrir boca e nariz com um lenço ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas.
Outras recomendações são: evitar locais fechados e lavar sempre as mãos com água e sabão.

COLINA - VACINAÇÃO CONTRA GRIPE: METAS



Márcia Eloísa
Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina