Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020 -
     
 


Prefeitura inaugura reforma e ampliação da UBS do Nosso Teto e implanta Estratégia Saúde da Família

06/04/2015



A Prefeitura Municipal de Colina inaugura no próximo dia 16 de abril, às 10h, as reformas e ampliação da Unidade Básica de Saúde “Sidney Ferreira da Costa”, localizada no bairro Nosso Teto e implanta o programa Estratégia Saúde da Família.

Com a implantação do programa, a unidade ganha nova denominação: ESF “Sidney Ferreira da Costa”.

“Estamos investindo na prevenção e promoção da saúde dos moradores dos bairros Nosso Teto, Vila Guarnieri, e entorno facilitando o acesso aos serviços de saúde, oferecendo um cuidado contínuo e efetivo aos moradores, através de uma equipe multiprofissional”, destacou o Prefeito Municipal, Valdemir Antonio Moralles “Mi”

A implantação do programa contempla a ampliação dos serviços oferecidos à população. Além do atendimento médico e de enfermagem, odontológicos, fisioterápicos, que já são oferecidos, a unidade passará a contar com uma sala de vacina e atendimento do médico da família (Dr. Pedro Otávio), que estará à disposição da população.

A equipe será composta também por 7 Agentes Comunitários de Saúde, que realizarão cadastramento e acompanhamento das famílias dos bairros, através das visitas domiciliares, detectando suas reais necessidades.

O modelo - Estratégia Saúde da Família (ESF) - prevê o acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, onde a equipe atua com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e na manutenção da saúde desta comunidade. Assim, os serviços da ESF estarão disponíveis para os moradores dos bairros Nosso Teto, Vila Guarnieri, Vila Hípica e Conjunto Habitacional “Djalma Ernesto Paro” (Colina D).

“É uma nova filosofia de trabalho que estaremos implantando, com o objetivo de oferecer serviços de excelência, buscando garantir qualidade de vida aos moradores”, destacou a Secretária de Saúde, Priscila Aparecida Ramos Alexandre.

Obras – A partir do dia 16 de abril, os moradores dos bairros e entorno ganham uma unidade moderna e totalmente remodelada. Com investimento de mais de 225 mil reais, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, executou completa reforma, com revisão elétrica, pintura geral e ampliação do prédio, em cerca de 112 metros quadrados. Foram construídas salas de reunião, vacina, de teste do pezinho, curativo, higienização e ainda, uma cozinha, lavanderia, depósito de lixo e abrigo de resíduos sólidos. Foram adquiridos também novos equipamentos e móveis.

As obras foram executadas pela empresa J.A. Colina Construção Ltda, vencedora de licitação.

A inauguração integra a programação em comemoração aos 89 anos da cidade, agendada para o período de 16 a 21 de abril.

Márcia Eloísa
Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina