Domingo, 07 de Junho de 2020 -
     
 


Prefeitura entrega reformas da UBS do São Sebastião

21/11/2014



A Prefeitura Municipal de Colina inaugurou na tarde de quarta-feira (19) as obras de reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde “Theresa Bernardes Teixeira”, localizada no bairro São Sebastião.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito, Valdemir Antonio Moralles e sua esposa, Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Silvia Helena Gomes Moralles, do Vice, Ronaldo Daher, Presidente da Câmara, Edinalva de Oliveira Possidonio de Souza, dos vereadores, Ailton Bueno Camargo, Henrique de Oliveira Campase, Joaquim José de Almeida Filho, Jorge Vieira, Luiz Carlos Tomas Ferreira, Luiz Humberto Paro e Marco Aurélio Moralles, da Secretária de Saúde, Priscila Aparecida Ramos Alexandre, da Enfermeira responsável pela unidade, Natália Cantizano Basso, familiares da patronesse, além de Secretários Municipais, convidados e a população em geral.

A unidade recebeu investimentos de cerca de 155 mil reais. Em parceria com o Ministério da Saúde - Programa Requalifica UBS -, a Prefeitura executou no local a reforma da cozinha, recepção, revisão das redes elétrica e hidráulica, construção de sanitário com acessibilidade e pintura geral. Além disso, com a utilização do prédio anexo, antigo Centro Comunitário do bairro, a unidade ganhou mais espaço, possibilitando a instalação de novas salas, que serão utilizadas para atendimento de fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia, curativo e vacina. Esta última, só entrará em funcionamento no início do próximo ano, quando da informatização do sistema, que vai interligar as UBSs ao Ambulatório de Especialidades “Itacy de Andrade”.

As novas instalações da unidade vão possibilitar a ampliação da oferta de serviços. A partir de agora, os moradores do bairro e entorno contarão com atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia e também odontologia. “É um ganho significativo para a população desses bairros, que concentram um grande número de idosos, que agora serão atendidos próximos de suas casas”, destacou a Secretária Priscila, durante seu pronunciamento. Ela agradeceu a presença de todos e à Administração Municipal pelos investimentos no setor.

Já o Vice-Prefeito Ronaldo enalteceu a postura da jovem Secretária de Saúde, que junto sua equipe, vem realizando um excelente trabalho em prol da saúde do município. Ele ressaltou também o trabalho e a contribuição da patronesse da unidade, “Theresa Bernardes Teixeira”. “Ela dedicou sua vida à profissão de parteira e de forma singular e importante marcou seu nome na história da saúde local”.

Theresa Bernardes Teixeira iniciou sua trajetória em Colina no ano de 1953, quando ingressou na Maternidade Alice Dias, sendo admitida como parteira prática. Em 1954 transferiu-se para o Hospital José Venâncio, onde permaneceu até o ano de 1983. De 1988 a 1994 trabalhou no Centro de Saúde, na função de Atendente de Enfermagem. Ela faleceu em junho de 2009.

Em seu pronunciamento, o Prefeito “Mi” destacou a importância do planejamento na gestão pública. “Temos perseguido a meta de descentralizar os serviços de saúde. Para tanto, de forma planejada, numa primeira etapa, equipamos e reformamos todas as UBSs, para finalizarmos o processo com a informatização do sistema e criação da central de vagas, com consultas agendadas, o que deve ocorrer já no início do próximo ano. Acreditamos que desta forma, estaremos, não só otimizando recursos, mas oferecendo serviços com qualidade, facilitando o acesso da população a eles, e ,ainda, oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais”.

Durante a solenidade, “Mi” informou que as reformas da UBS dos bairros Nosso Teto e Vila Guarnieri devem ser inauguradas no próximo mês de dezembro e anunciou a construção de uma nova UBS, no bairro Santa Lúcia, prevista para 2015.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina