Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020 -
     
 


Prefeitura inicia vacinação antirrábica no dia 08

03/10/2014



A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no próximo dia 08 de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos.
Inicialmente serão vacinados os animais da zona rural, onde a vacinação será realizada do dia 08 ao dia 10 e do dia 13 ao dia 17. Além dos funcionários da Secretaria, a campanha contará com o reforço dos
alunos da Escola Técnica Agropecuária Municipal “São Francisco de Assis”, devidamente capacitados para a ação.
No dia 18, será realizado o “Dia D” da campanha, quando a vacinação será realizada na zona urbana, exclusivamente no prédio da sede da Secretaria de Saúde, localizada no bairro Jardim São João, com atendimento das 8 da manhã às 16h. Neste dia, os donos de animais de estimação devem levá-los para vacinar, de preferência de posse da carteira de vacinação do animal.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir do dia 18 a imunização será realizada casa a casa, em todos os bairros da cidade, através das equipes volantes. A vacina também estará à disposição da população na sede da Secretaria.
Mais informações sobre o itinerário das equipes, bem como solicitação de vacinação, podem ser obtidas através do telefone – 3341-9430.
A meta é imunizar 80% das populações canina e felina. Entre as zonas urbana e rural, Colina registra uma população estimada de 5.113 cães e 946 gatos.

A doença - A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio, através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.
A vacina é

Assessoria de Imprensa
Prefeitura M. de Colina