Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 -
     
Home > O Município
 

Localização e aspectos geográficos:
O município encontra-se na região Norte do Estado de São Paulo, no tronco da via férrea Ferroban - Km 489, distando, em linha reta, 371 Km da cidade de São Paulo. Compreende uma área territorial de 424 Km2 e fica localizado na 13ª Região Administrativa do Estado, Sub Regional de Barretos.

Confronta-se com as cidades de Barretos, Jaborandi, Severínia, Terra Roxa, Bebedouro e Monte Azul Paulista.

Mapas:
Planta Cadastral da Cidade
Sistema Viário Municipal

Aniversário de Colina:
21 de Abril

População:
17.371 Habitantes (IBGE - 2010)
16.223 Urbana (IBGE - 2010)
1.148 Rural (IBGE - 2010)
18.107 Habitantes (população estimada em 2013)

Apresenta as seguintes coordenadas geográficas:
Longitude - 48º 32' 38" W Gr. latitude - 20º 43' 05" S altitude - 588,85 metros.

Acesso Rodoviário:
Rodovia SP Brigadeiro Faria Lima. A ligação do município com as cidades vizinhas se faz por intermédio de uma rede de estradas municipais e vicinais. Sua distância da Capital do Estado: por ferrovia - 489 Km por rodovia - 405 Km.

Vegetação:
Mata alta e serradão.

Topografia e Clima:
A região apresenta características bastantes suaves. Relevo suavemente ondulado, solo firme e terréno árido. Seu clima é temperado, sofrendo variações não muito bruscas. A temperatura média atinge os 24º C. As chuvas se manifestam de setembro à março, sendo mais frequentes de dezembro à janeiro.

Aspectos Econômicos:
As atividades econômicas básicas do município são a agricultura e a pecuária. Na pecuária destaca-se a criação de cavalos de raça, bovinos (leiteiros e de corte), suínos, ovinos, asininos e caprinos.

Na agricultura são produzidos:
Laranja, cana de açúcar, soja , látex, café, algodão, milho, feijão e amendoin.


Seu desenvolvimento industrial é crescente, principalmente após a implantação da Sucocítrico Cutrale S/A. Além desta, ainda podem ser encontradas indústrias de produtos suínos, brinquedos de plástico, calçados, cerâmica e artefatos de cimento.

Encontra-se também instalada no município, a Companhia Energética São José - Usina de açúcar e álcool e co-geração de energia, que gera 2000 empregos diretos e indiretos. Ainda, duas usinas de látex, metalúrgica e etc.

Seu comércio é relativamente pequeno, mas vem suprindo as necessidades básicas do município. Possui seis estabelecimentos de crédito: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Bradesco, Santander, Banco Credicitrus e Ribercred ltda .