Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020 -
     
 

Apresentação

O município de Colina localiza-se a 405 km da Capital Paulista, às margens da Rodovia Brigadeiro Faria Lima SP 326.

A cidade expandiu-se inicialmente com a cafeicultura e depois com o cultivo de grãos, os hortifrutigranjeiros e a pecuária. A laranja e posteriormente a cana de açúcar trouxeram para o município renomadas indústrias de produção e exportação, que somadas às empresas de armazenamento de grãos, beneficiamento de produtos e também ao agronegócio, fomentam a expansão do comércio local.

A criação de equinos em propriedades particulares e em especial da Raça Brasileiro de Hipismo na APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Alta Mogiana, destacam Colina no cenário nacional como a "Capital do Cavalo", responsável por fornecer os animais à Cavalaria de Patrulhamento Militar "9 de Julho" da Capital Paulista. Colina é também o berço de cavaleiros hípicos consagrados em competições esportivas Mundiais, Pan-Americanos e Olimpíadas, e onde acontecem grandes torneios de Polo.

Seja bem-vindo aos atrativos turísticos de Colina!




Turismo Cultural


Museu Histórico Municipal


Instalado na antiga Estação Ferroviária, com suas características arquitetônicas originais cuidadosamente preservadas! Abriga também o Centro de Informações ao Turista.

Av. Ângelo Martins Tristão nº 138, Centro, Colina - SP
(17) 3341 8622

Segunda feira das 13h às 17h / Terça a sexta feira das 08h às 11h e das 13h às 17h / Sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h / Domingo das 09 às 12h.

Entrada gratuita



Museu Municipal do Cavalo de Colina

Fundado em 2017, o Museu do Cavalo resgata e conserva um rico acervo de objetos, documentos, obras de arte, fotografias, relacionados a fatos sociais, esportivos e políticos que influenciaram a cidade a receber o título ‘’Colina - Capital Nacional do Cavalo’’.

Recinto Municipal, Colina/SP
(17) 3341 9444 ramal 267
facebook.com/museudocavalodecolina

Segunda a sexta feira – 8h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00.
Requer pré – agendamento para visitação escolar. Entrada gratuita.





Pontos Turisticos

Ponte Alice Dias

Importada da Inglaterra e inaugurada em 1936, a Ponte Alice Dias teve sua construção idealizada com a finalidade de ligar a parte superior e inferior da cidade em relação à linha férrea para evitar os riscos de acidentes a que se expunham os transeuntes que ali atravessavam.

Av. Ângelo Martins Tristão nº 138, Centro, Colina – SP

Pode ser visitado a qualquer momento.




Parque Débora Paro

Possui ampla área de vegetação, pista de caminhada, Pista de Skate e belíssimo cenário para fotografias e observação de pássaros.

Cruzamento da Rua Antonio Guarnieri com a Rua Luiz Camargo
Cruzamento da Rua Alfredo Pedro Jerônimo com Avenida Cel. Antenor Junqueira Franco

Pode ser visitado a qualquer momento.



Trilha Ecológica Municipal

A mais nova atração da cidade é a Trilha Ecológica Municipal feita numa área de reflorestamento do Parque Débora Paro permite um passeio de contemplação da natureza.

O acesso a trilha é pela Rua Alfredo Pedro Jerônimo.

Pode ser visitada a qualquer momento. Entrada gratuita!



Recinto Municipal 9 de Julho

Palco de grandes eventos no município, o recinto abriga a Festa do Cavalo de Colina com shows e Provas Hípicas, Encontro Automobilístico, MotoCross, aulas de Equitação, Equoterapia, a Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer - Ponto de Informações ao Turista e o Museu Municipal do Cavalo de Colina.

Rua Antonio Paulo de Miranda, 206, Centro, Colina - SP
(17) 3341 2313





Turismo Religioso

Igreja Matriz São Jose

A Igreja Matriz de São José recentemente passou por uma restauração a fim de preservar as características originais. Possui belas imagens religiosas pintadas no teto e replicas de lustres antigos. Possui o maior sino do interior do estado de São Paulo que desde 2015 encontra-se exposto ao lado da Igreja na Praça da Matriz.

Praça Dona Ignácia Junqueira de Toledo, 139, Centro, Colina/SP
(17) 3341 1373

Missas: Quarta Feira – 19h30m Missa e Novena Nossa Senhora do Perpetuo Socorro / Sábado - 19h / Domingo - 08h / 09h30m Missa das Crianças / 19h

Aberta de Segunda a Sábado durante o dia todo. Entrada gratuita





Turismo de Eventos

No turismo de eventos existem atrações para todos os públicos. Colina Folia, Aniversário de Colina em 21 de Abril, MotoCross, Festa do Cavalo em Julho, Feira do Livro de Colina, Festival da Independência, Natal Iluminado e Reveillon além de muitos outros!

         
         




Turismo Rural

Apta – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Varias propriedades rurais se destacam e a APTA é ícone pelo destaque em pesquisas sobre criação e manejo, alimentação e reprodução de bovinos e equinos, pela arquitetura neo colonial e pelo fornecimento de animais para o renomado Regimento de Cavalaria 9 de Julho.

Rua Antonio Paulo de Miranda, 206, Centro, Colina - SP
(17) 3341 1400 / 3341 1902



Artesanato de Colina e a Casa do Artesão

O artesanato de Colina compõe ou se expressa através de diferentes materiais e suportes: madeira, jornal, palha, linhas, barbantes, material reciclável, sementes, contas, tecidos variados, bordados, pintados, crochetados ou não, etc. A Casa do Artesão Colinense é uma parceira entre prefeitura e os artesãos através da Secretaria de Indústria Comércio e Agricultora.

Avenida Dr. Manoel Palomino Fernandes, 427, Centro, Colina - SP

Segunda a sexta feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 16h.





Gastronomia

Possui pratos típicos que fazem muito sucesso na cidade e região. Uma grande variedade de deliciosas refeições, doces, salgados e muito mais! Vale a pena conferir.